ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DE MODA PLUS SIZE: POLÍTICAS DE VISIBILIDADE E ATIVISMO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i3.27113Palavras-chave:
Consumo, moda plus size, política, ética-estética, publicidade.Resumo
Refletimos, neste artigo, sobre a dimensão política na visibilidade do corpo plus size em alguns exemplos de ativismo online, buscando verificar suas reverberações ético-estéticas, por meio dos engajamentos/ativismos online de indivíduos-sujeitos a respeito de alguns anúncios publicitários de moda plus size. O corpus analisado é composto por cinco polêmicas: duas peças em sites estrangeiros (uma em 2015 no site Aliexpress, e outra em 2016, no site/aplicativo Wish), um anúncio publicitário de um produto para emagrecimento, veiculado no metrô de Londres em 2015 por uma fabricante de suplementos alimentares (a Protein World), um anúncio nacional veiculado pela C&A em 2016, e uma peça da marca global Zara, veiculada em 2017. As principais referências teóricas são Ranciére (2005) e Rocha (2009), que nos ajudam a compreender a articulação entre estética e política na sociedade midiatizada contemporânea.Downloads
Referências
BARBOSA, Lívia. (2006). Cultura, Consumo e Identidade. São Paulo: Editora da FGV.
HOFF, Tânia. (2015). Biopolíticas e Biossociabilidades do consumo: Discurso Publicitário e Convocações de Corpo Saudável. São Paulo: COMUNICON 2015, 2º. Encontro Binacional Comunicon Brasil- Portugal.
LIPOVETSKY, Gilles. (2015). A estetização do mundo: Viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 1999.
PEREZ, Clotilde. (2008). Consumidores mais complexos e exigentes: um desafio ético e estético para as marcas contemporâneas. Santos: eGesta.
PERES-NETO, Luiz. (2014). A redenção moral pelo consumo: ética, comunicação e o consumo consciente. In: FREITAS, R.F. DONIZETE S. (org). Corpo e Consumo nas cidades. 1ed. Rio de Janeiro: Editora da UERJ.
RANCIÈRE, Jacques. (2005). A Partilha do Sensível. Estética e Política. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo, Editora 34.
ROCHA, Rosamaria Luíza de Melo. (2009). Políticas de visibilidade, juventude e culturas do consumo: um caso (deimagem) nacional. Lisboa: 8 Lusocom.
SEMPRINI, Andrea. (2010). A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras e Cores.
VIGARELLO, Georges. (2012). As metamorfoses do gordo: história da obesidade no Ocidente: da Idade Média ao século XX. Petrópolis, RJ: Vozes.
Referências webgráficas e figuras
http://virgula.uol.com.br/legado/segundo-pesquisa-pesquisa-propaganda-com-modelos plus-size-deixa-mulheres-mais-deprimidas.html. Acessado em 10/10/2015.
http://odia.ig.com.br/noticia/mundoeciencia/2015-08-10/loja-provoca-polemica-ao-anunciar-calca-plus-size-com-modelo-magra.html. Acessado em 10/10/2015.
http://celebridades.uol.com.br/noticias/redacao/2015/06/16/tenho-sofrido-preconceito-diz-missplus-size-apos-reduzir-medidas.htm#fotoNav=1. Acessado em 10/10/2015.
https://estilo.catracalivre.com.br/roupa/uma-fashionista-plus-size-lacrou-na-resposta-a-uma-propaganda-gordofobica. Acessado em 16/05/2015.
https://www.instagram.com/interrobangart. Acessado em 16/05/2015.
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/05/150502_corpo_praia_rs_lk
https://emais.estadao.com.br/noticias/moda-e-beleza,campanha-da-zara-causa-polemica-e- revolta-nas-redes-sociais,70001685837
https://www.cosmopolitan.com/health-fitness/a9083424/zara-love-your-curves-ad/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).