ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DE MODA PLUS SIZE: POLÍTICAS DE VISIBILIDADE E ATIVISMO DIGITAL

Auteurs

  • Aliana B Aires ESPM-SP

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i3.27113

Mots-clés:

Consumo, moda plus size, política, ética-estética, publicidade.

Résumé

Refletimos, neste artigo, sobre a dimensão política na visibilidade do corpo plus size em alguns exemplos de ativismo online, buscando verificar suas reverberações ético-estéticas, por meio dos engajamentos/ativismos online de indivíduos-sujeitos a respeito de alguns anúncios publicitários de moda plus size. O corpus analisado é composto por cinco polêmicas: duas peças em sites estrangeiros (uma em 2015 no site Aliexpress, e outra em 2016, no site/aplicativo Wish), um anúncio publicitário de um produto para emagrecimento, veiculado no metrô de Londres em 2015 por uma fabricante de suplementos alimentares (a Protein World), um anúncio nacional veiculado pela C&A em 2016, e uma peça da marca global Zara, veiculada em 2017. As principais referências teóricas são Ranciére (2005) e Rocha (2009), que nos ajudam a compreender a articulação entre estética e política na sociedade midiatizada contemporânea.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Références

BARBOSA, Lívia. (2006). Cultura, Consumo e Identidade. São Paulo: Editora da FGV.

HOFF, Tânia. (2015). Biopolíticas e Biossociabilidades do consumo: Discurso Publicitário e Convocações de Corpo Saudável. São Paulo: COMUNICON 2015, 2º. Encontro Binacional Comunicon Brasil- Portugal.

LIPOVETSKY, Gilles. (2015). A estetização do mundo: Viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras.

ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 1999.

PEREZ, Clotilde. (2008). Consumidores mais complexos e exigentes: um desafio ético e estético para as marcas contemporâneas. Santos: eGesta.

PERES-NETO, Luiz. (2014). A redenção moral pelo consumo: ética, comunicação e o consumo consciente. In: FREITAS, R.F. DONIZETE S. (org). Corpo e Consumo nas cidades. 1ed. Rio de Janeiro: Editora da UERJ.

RANCIÈRE, Jacques. (2005). A Partilha do Sensível. Estética e Política. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo, Editora 34.

ROCHA, Rosamaria Luíza de Melo. (2009). Políticas de visibilidade, juventude e culturas do consumo: um caso (deimagem) nacional. Lisboa: 8 Lusocom.

SEMPRINI, Andrea. (2010). A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras e Cores.

VIGARELLO, Georges. (2012). As metamorfoses do gordo: história da obesidade no Ocidente: da Idade Média ao século XX. Petrópolis, RJ: Vozes.

Referências webgráficas e figuras

http://virgula.uol.com.br/legado/segundo-pesquisa-pesquisa-propaganda-com-modelos plus-size-deixa-mulheres-mais-deprimidas.html. Acessado em 10/10/2015.

http://odia.ig.com.br/noticia/mundoeciencia/2015-08-10/loja-provoca-polemica-ao-anunciar-calca-plus-size-com-modelo-magra.html. Acessado em 10/10/2015.

http://celebridades.uol.com.br/noticias/redacao/2015/06/16/tenho-sofrido-preconceito-diz-missplus-size-apos-reduzir-medidas.htm#fotoNav=1. Acessado em 10/10/2015.

https://estilo.catracalivre.com.br/roupa/uma-fashionista-plus-size-lacrou-na-resposta-a-uma-propaganda-gordofobica. Acessado em 16/05/2015.

https://www.instagram.com/interrobangart. Acessado em 16/05/2015.

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/05/150502_corpo_praia_rs_lk

https://emais.estadao.com.br/noticias/moda-e-beleza,campanha-da-zara-causa-polemica-e- revolta-nas-redes-sociais,70001685837

https://www.cosmopolitan.com/health-fitness/a9083424/zara-love-your-curves-ad/

http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2016/09/campanha-da-c-e-alvo-de-criticas-por-mostrar-falsa-gorda.html

https://oglobo.globo.com/ela/moda/prefeito-de-londres-quer-banir-anuncios-que-mostrem-padroes-de-beleza-irreais-19499470.

##submission.downloads##

Publiée

2018-12-31

##plugins.generic.recommendBySimilarity.heading##

##plugins.generic.recommendBySimilarity.advancedSearchIntro##