Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: análises sobre a Produção Discursiva na Mídia

Autores

  • Camila Luzia Mallmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Liara Saldanha Brites UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Cristianne Maria Famer Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v13i1.27666

Palavras-chave:

Práticas Integrativas e Complementares, Análise de Mídia, Pedagogias da Mídia em Saúde.

Resumo

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) estão presentes no contexto brasileiro, ainda que de forma insipiente. A mídia desempenha um papel pedagógico para além do que seleciona para ser publicado, construindo verdades com relação a diversas temáticas, entre elas o fazer em saúde. O objetivo foi analisar os discursos sobre as PICS veiculados nas revistas IstoÉ e Veja, entre janeiro de 2006 a dezembro de 2016, refletindo sobre a produção discursiva do tema. As notícias foram selecionadas e analisadas, a fim de compreender as estratégias discursivas, por meio de comparações, presenças, repetições, ausências, características textuais e não textuais. A construção das unidades de análise reflete sobre como as verdades sobre as PICS são apresentadas na mídia, como nos constituem enquanto (re)produtores delas e, assim, se tornam significativas em nosso cotidiano.

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Biografia do Autor

Camila Luzia Mallmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Saúde Coletiva - Comunicação e Saúde

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2013). Possui especialização, na modalidade Residência Multiprofissional, em Sistema Público de Saúde, com ênfase em Atenção Básica/ Estratégia de Saúde da Família pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2015), e especialização em Terapia Comunitária Integrativa pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Atendimento do Indivíduo, Família e Comunidade - CAIFCOM (2015). Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - UFRGS (2017).

Liara Saldanha Brites, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Graduada em Fonoaudiologia (2007) e especialista em Saúde da Família na modalidade Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde (2011) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Saúde Coletiva (2015) pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) e em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde (2015) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestra em Saúde Coletiva (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora da atenção básica e saúde auditiva na 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e membro do Comitê de Ética na Pesquisa da Escola de Saúde Pública (CEPS-ESP/RS), ambos da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (SES/RS). Professora de Saúde Coletiva e Políticas da Saúde no Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Cenecista Marquês de Herval. Tem experiência de trabalho em gestão da atenção básica, coordenação de equipe interdisciplinar, apoio matricial e institucional.

Cristianne Maria Famer Rocha, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Realizou estágio de Pós-Doutorado junto à Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), em 2005, e junto à Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), em 2013. É, atualmente, Professora Associada I da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua junto ao Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva. É Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF/UFRGS), desde 2017, e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS), desde 2019. Foi Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGCOL/UFRGS), de 2012 a 2017, e Colaboradora, de 2017 a 2018. Foi Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e Adolescente (PPGSCA/UFRGS), de 2007 a 2018. Foi Professora Visitante (2008) e Professora Colaboradora (2009-2010) do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT/UNL), em Portugal. E, de 2006 a 2013, foi Professora Convidada da Universidad para la Cooperación Internacional (UCI), na Costa Rica. Atua, desde 2006, como Consultora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em diferentes projetos, no Brasil e no exterior. Suas áreas de atuação são Educação em Saúde, Comunicação em Saúde e Promoção em Saúde. Mãe de um filho de 25 anos, é atuante na causa das mulheres na ciência.

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Publicado

2019-04-26

Como Citar

Mallmann, C. L., Brites, L. S., & Rocha, C. M. F. (2019). Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: análises sobre a Produção Discursiva na Mídia. Mídia E Cotidiano, 13(1), 139-159. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v13i1.27666