O Consumo simbólico e os influenciadores digitais: um estudo de caso sobre o perfil de Thaynara OG no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v13i1.28035Palavras-chave:
interações, produtos, redes sociais, influenciadores digitaisResumo
O presente artigo busca analisar as interações e ofertas de produtos a partir das publicações de influenciadores digitais. Aborda o caráter simbólico nas redes sociais com a interação dos influenciadores digitais nesse processo e como as referências culturais são apresentadas dentro desse processo. Como procedimento metodológico, será realizada uma revisão bibliográfica, e para a análise do tema será feito um estudo de caso, definindo as características do perfil da influenciadora digital maranhense Thaynara OG na rede Instagram. A pesquisa terá como recorte temporal o mês de junho de 2018, compreendendo o período de preparativos e realização da segunda edição da festa “São João da Thay”, um evento beneficente realizado pela influenciadora digital, que é marcado pelas parcerias com produtos e serviços.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2003
BAUMAN, Z. Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2005.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Lisboa: Antropos, 1991.
BORGES, Carlise Nascimento. A nova comunicação e o advento dos digital influencers: pesquisa realizada sobre blogueiras de moda. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE, 18., 2018. Anais... Goiânia: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, 2016.
CAMPANELLA, B. Em busca do reconhecimento midiático: a autorrealização do sujeito na sociedade midiatizada. E-Compós, p. 1-20, dez. 2018.
DEBORD, G. Sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de janeiro: DP&A, 2005.
HAN, Byung-Chul. Sociedade da Transparência. Trad. Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relógio D’água, 2014. 73 p. ISBN 978-989-641-463-4
KUSUMOTO, Meire. Quem é Thaynara OG, a primeira estrela do Snapchat. Veja, out. 2016. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/entretenimento/quem-e-thaynara-og-a-primeira-estrela-nacional-doSnapchat/>. Acesso em: 10 jul. 2018.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 1999.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1998.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. 1. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
MATOS, Elisene Castro; FERRETTI, Sergio F. Caretas de cazumba no bumba-meu-boi do Maranhão. Revista Pós Ciências Sociais, São Luís, v. 6, n. 12, 2010.
MEUCCI, A.; MATUCK,A. A Criação de Identidades Virtuais através das Linguagens Digitais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 28., 2005. Anais... São Paulo: Intercom, 2005.
PIEDRAS, Elisa. Publicidade, imaginário e consumo: anúncios no cotidiano feminino. 2007. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
PIEDRAS, Elisa. Consumo e Publicidade: ideias recorrentes e possíveis premissas. E-Compós, p. 1-12, jun. 2009
RECUERO, Raquel. O capital social em rede: como as redes sociais na internet estão gerando novas formas de capital social. Contemporânea Comunicação e Cultura, v. 10, n. 3, set./dez. p. 597-617.2012.
SAKAMOTO, C. K.; SILVEIRA, I. O. Como fazer projetos de iniciação científica. São Paulo: Paulus, 2014. (Coleção Cadernos de Comunicação)
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
SNAPCHAT ultrapassa Twitter em números de usuários ativos por dia. G1, Tecnologia e Games, 02 jun. 2016. Disponível em: <http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/06/Snapchat-ultrapassa-twitter-em-numero-de-usuarios-ativos-por-dia.html>. Acesso em: 10 jul. 2018.
TRINDADE, Eneus; PEREZ, Clotilde. Os rituais de consumo como dispositivos midiáticos para a construção de vínculos entre marcas e consumidores. Alceu, v. 15, n. 29, p. 151-171, jul./dez. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).