O Consumo simbólico e os influenciadores digitais: um estudo de caso sobre o perfil de Thaynara OG no Instagram

Autores

  • Bruna Maria Paixão Castelo Branco Universidade Federal do Maranhão
  • José Ferreira Júnior Universidade Federal do Maranhão
  • Karla Silva Almeida Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v13i1.28035

Palavras-chave:

interações, produtos, redes sociais, influenciadores digitais

Resumo

O presente artigo busca analisar as interações e ofertas de produtos a partir das publicações de influenciadores digitais. Aborda o caráter simbólico nas redes sociais com a interação dos influenciadores digitais nesse processo e como as referências culturais são apresentadas dentro desse processo. Como procedimento metodológico, será realizada uma revisão bibliográfica, e para a análise do tema será feito um estudo de caso, definindo as características do perfil da influenciadora digital maranhense Thaynara OG na rede Instagram. A pesquisa terá como recorte temporal o mês de junho de 2018, compreendendo o período de preparativos e realização da segunda edição da festa “São João da Thay”, um evento beneficente realizado pela influenciadora digital, que é marcado pelas parcerias com produtos e serviços.

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Biografia do Autor

Bruna Maria Paixão Castelo Branco, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/ JORNALISMO pela Universidade Federal do Maranhão (2006). Especialista em Jornalismo Cultural pela Universidade Federal do Maranhão (2009) e mestranda em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é editora - JORNAL O ESTADO DO MARANHÃO. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, estética, semiótica, gênero, cinema e moda 

José Ferreira Júnior, Universidade Federal do Maranhão

Possui Graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), concluída em 1989. Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), concluído em 1995 e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), concluído em 2000. Fez Pós-Doutorado em Literatura Brasileira na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), concluído em 2004. Atualmente é professor Titular da graduação em Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) da Universidade Federal do Maranhão, exercendo a função de docente permanente na Linha de Pesquisa Expressões e Processos Socioculturais. Foi coordenador operacional do MINTER (Mestrado Interinstitucional) em Comunicação, parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de 2009 a 2011. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: Jornalismo, Semiótica, Linguagens, Design Gráfico, Literaturas, História da Mídia. 

Karla Silva Almeida, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (2007), Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Maranhão (2014) e Formação Pedagógica de Docentes pela Universidade Estadual do Maranhão (2015), com MBA em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas na Excellence Educação Executiva. Mestranda em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é relações públicas na Assessoria de Comunicação Institucional da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Assessoria de Comunicação e na área de Recursos Humanos. 

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Publicado

2019-04-26

Como Citar

Castelo Branco, B. M. P., Júnior, J. F., & Almeida, K. S. (2019). O Consumo simbólico e os influenciadores digitais: um estudo de caso sobre o perfil de Thaynara OG no Instagram. Mídia E Cotidiano, 13(1), 315-334. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v13i1.28035