Discurso e Hegemonia no Jornal Tribuna do Norte: A Gestão Privada de Serviços Públicos e a Construção de Sentidos sobre as Organizações Sociais (Oss)
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v13i1.28057Palavras-chave:
Comunicação, Análise do Discurso, Tribuna do Norte, SUS, OSsResumo
A partir da articulação de processos linguísticos e ideológicos, o presente artigo busca distinguir e analisar o discurso da grande imprensa na produção de sentidos acerca da gestão privada de Organizações Sociais (OSs) em serviços públicos de saúde de Natal, no Rio Grande do Norte. A argumentação ampara-se na Análise do Discurso de linha francesa, bem como nos subsídios de Volóchinov (2017), Foucault (1996) e Moraes (2010) para analisar as representações ideológicas e hegemônicas, de viés neoliberal, em matérias veiculadas pelo jornal Tribuna do Norte, principal publicação do RN.Downloads
Referências
ANDERSON, Perry. In: SADER, Emir & GENTILI, Pablo (orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 9-23.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à Análise do Discurso. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2004.
CANARY, Henrique. O que é... Conceitos fundamentais de política, economia e sociedade. São Paulo: Editora Sundermann, 2012.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
___________, Michel. A ordem do discurso. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
GIANNOTTI, Vito. Comunicação dos Trabalhadores e Hegemonia. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2014.
LESSA, Sérgio; TONET, Ivo. Introdução à filosofia de Marx. 2. ed. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2011.
LIRA, Isaac. Os caminhos para o bom desempenho. TRIBUNA DO NORTE, 2011. Disponível em: <http://www.tribunadonorte.com.br/noticias/os-caminhos-para-o-bom-desempenho/191725>. Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista e Princípios do Comunismo. Trad. Diego Siqueira. São Paulo: Editora Sundermann, 2007.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos. São Paulo: Edições Sociais, 1977. 3 v.
MORAES, Dênis de. Comunicação, hegemonia e contra-hegemonia: a contribuição teórica de Gramsci. Porto Alegre: Revista Debates, v.4, n.1, p. 54-77, jan.-jun. 2010.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise do Discurso – princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 1999.
________, Eni Pulcinelli. As formas do silêncio: nos movimentos dos sentidos. 5. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2002.
PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. E. P. Orlandi e outros. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 1988.
PINTO, Milton José. Comunicação e Discurso: introdução à análise de discursos. São Paulo: Editora Hacker, 1999.
REZENDE, Conceição Aparecida Pereira. O modelo de gestão do SUS e as ameaças do projeto neoliberal. Rio de Janeiro: Rede Sirius/Adufrj-SSind, 2008.
SILVERSTONE, Roger. Por Que Estudar A Mídia? São Paulo: Loyola, 2005.
TRIBUNA DO NORTE. As ferramentas para a superação de obstáculos. 2011. Disponível em: <http://www.tribunadonorte.com.br/noticias/as-ferramentas-para-a-superacao-de-obstaculos/193792>. Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.
VOLÓCHINOV, Valentim. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).