O adolescente em conflito com a lei na pauta de dois sites de Campo Grande, MS
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v14i2.36573Palavras-chave:
Adolescente. Campo Grande. Jornalismo on-line.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo verificar como o adolescente é retratado na pauta dos jornais on-line Campo Grande News e Midiamax de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. As notícias foram coletadas no mês de julho de 2016. O objetivo foi responder a pergunta: quais são os tipos de infrações em que os adolescentes mais aparecem envolvidos no noticiário? Além de identificar se as matérias utilizam imagens e se essas respeitam às diretrizes do ECA em relação à preservação da identidade da pessoa com menos de 18 anos. Para a análise foi utilizada a metodologia análise de conteúdo. Foram encontradas 78 notícias sobre adolescentes em conflito com a lei, nos dois sites.
Downloads
Referências
ACIOLI, Márcia Hora. Entrevista especial: 22 anos do ECA. INESC - Instituto de Estudos Socioeconômicos, 2012. Disponível em: <http://www.inesc.org.br/biblioteca/inesc-noticia/edicoes-2012/edicao-n.-27-12-07-
/entrevista-especial-22-anos-do-eca> Acesso em 22 de fev. de 2017.
ANDI – Comunicação e Direitos. Como os jornais brasileiros abordam as temáticas relacionadas ao adolescente em conflito com a lei? - Uma análise da cobertura de 54 diários entre 2006 e 2010. In: Direitos em Pauta: imprensa, agenda social e adolescentes em conflito com a lei. Brasília, 2012a.
_________. Adolescentes em conflito com a lei - Guia de referência para coberturas jornalísticas. Brasília, 2012b. Disponível em: http://www.andi.org.br. Acesso em: 15 de maio de 2015.
BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de junho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Lex: Vade Mecum, São Paulo, p. 1.445, 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. Estatuto da Criança e do Adolescente.
CANELA, G. Cobrindo políticas públicas sociais: a importância da agenda da infância e da adolescência. In: Anais do XIV Encontro Anual da Compós. Universidade Federal Fluminense: Rio de Janeiro, 2005.
DARNTON, Robert. Toda notícia que couber, a gente publica. In: DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das letras, 1990.
FONSECA JR, Wilson Corrêa da. Análise de Conteúdo. In: DUARTE, Jorge; BARROS Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2011.
GUIMARÃES, Paula Vitorino. O adolescente infrator em pauta: a presença de matérias sobre delitos envolvendo adolescentes na pauta diária do jornal on-line Campo Grande News. Revista Comunicação e Mercado/Unigran, Dourados, vol. 04, n. 10, p. 118-129, jul-dez 2015.
HERSCOVITZ, Heloisa Golspan. Análise de conteúdo em jornalismo. In: Cláudia Lago e Márcia Benetti (Eds.). Metodologia de Pesquisa em Jornalismo. Rio de Janeiro: Editorial Vozes, 2007. P. 123-142.
KARLOH, Mauro Nering. Entrevista pessoal. 6 dez. 2016.
ROTHBERG, Danilo; BERTI, Pedro Luis Bueno. Políticas públicas e direitos de crianças e adolescentes: O papel da mídia na expansão da cidadania. Estudos em Jornalismo e Mídia. Florianópolis, Santa Catarina, v. 7, n. 2, 2010.
SDH – Secretaria dos Direitos Humanos. Levantamento nacional: Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei. Brasília: SDH, 2011.
_________________________________________. Levantamento anual: Sinase 2013. Brasília: SDH, 2015.
SILVA, Edson. La construcción social de la realidad de niños y adolescentes en la prensa de Campo Grande, Mato Grosso do Sul-Brasil. 2013. 719 f. Tese (Programa de Doctorado en Comunicación y Periodismo). Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha, 2013.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo. Volume I: Porque as notícias são como são. 2.ed. Florianópolis: Insular, 2005.
UNESCO. Políticas públicas de/para/com as juventudes. Brasília: 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).