O adolescente em conflito com a lei na pauta de dois sites de Campo Grande, MS
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v14i2.36573Keywords:
Adolescente. Campo Grande. Jornalismo on-line.Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo verificar como o adolescente é retratado na pauta dos jornais on-line Campo Grande News e Midiamax de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. As notícias foram coletadas no mês de julho de 2016. O objetivo foi responder a pergunta: quais são os tipos de infrações em que os adolescentes mais aparecem envolvidos no noticiário? Além de identificar se as matérias utilizam imagens e se essas respeitam às diretrizes do ECA em relação à preservação da identidade da pessoa com menos de 18 anos. Para a análise foi utilizada a metodologia análise de conteúdo. Foram encontradas 78 notícias sobre adolescentes em conflito com a lei, nos dois sites.
Downloads
References
ACIOLI, Márcia Hora. Entrevista especial: 22 anos do ECA. INESC - Instituto de Estudos Socioeconômicos, 2012. Disponível em: <http://www.inesc.org.br/biblioteca/inesc-noticia/edicoes-2012/edicao-n.-27-12-07-
/entrevista-especial-22-anos-do-eca> Acesso em 22 de fev. de 2017.
ANDI – Comunicação e Direitos. Como os jornais brasileiros abordam as temáticas relacionadas ao adolescente em conflito com a lei? - Uma análise da cobertura de 54 diários entre 2006 e 2010. In: Direitos em Pauta: imprensa, agenda social e adolescentes em conflito com a lei. Brasília, 2012a.
_________. Adolescentes em conflito com a lei - Guia de referência para coberturas jornalísticas. Brasília, 2012b. Disponível em: http://www.andi.org.br. Acesso em: 15 de maio de 2015.
BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de junho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Lex: Vade Mecum, São Paulo, p. 1.445, 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. Estatuto da Criança e do Adolescente.
CANELA, G. Cobrindo políticas públicas sociais: a importância da agenda da infância e da adolescência. In: Anais do XIV Encontro Anual da Compós. Universidade Federal Fluminense: Rio de Janeiro, 2005.
DARNTON, Robert. Toda notícia que couber, a gente publica. In: DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das letras, 1990.
FONSECA JR, Wilson Corrêa da. Análise de Conteúdo. In: DUARTE, Jorge; BARROS Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2011.
GUIMARÃES, Paula Vitorino. O adolescente infrator em pauta: a presença de matérias sobre delitos envolvendo adolescentes na pauta diária do jornal on-line Campo Grande News. Revista Comunicação e Mercado/Unigran, Dourados, vol. 04, n. 10, p. 118-129, jul-dez 2015.
HERSCOVITZ, Heloisa Golspan. Análise de conteúdo em jornalismo. In: Cláudia Lago e Márcia Benetti (Eds.). Metodologia de Pesquisa em Jornalismo. Rio de Janeiro: Editorial Vozes, 2007. P. 123-142.
KARLOH, Mauro Nering. Entrevista pessoal. 6 dez. 2016.
ROTHBERG, Danilo; BERTI, Pedro Luis Bueno. Políticas públicas e direitos de crianças e adolescentes: O papel da mídia na expansão da cidadania. Estudos em Jornalismo e Mídia. Florianópolis, Santa Catarina, v. 7, n. 2, 2010.
SDH – Secretaria dos Direitos Humanos. Levantamento nacional: Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei. Brasília: SDH, 2011.
_________________________________________. Levantamento anual: Sinase 2013. Brasília: SDH, 2015.
SILVA, Edson. La construcción social de la realidad de niños y adolescentes en la prensa de Campo Grande, Mato Grosso do Sul-Brasil. 2013. 719 f. Tese (Programa de Doctorado en Comunicación y Periodismo). Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha, 2013.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo. Volume I: Porque as notícias são como são. 2.ed. Florianópolis: Insular, 2005.
UNESCO. Políticas públicas de/para/com as juventudes. Brasília: 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).