Saberes necessários da educação midiática na era da desinformação

Autores

  • Egle Müller Spinelli Escola Superior de Propaganda e Marketing https://orcid.org/0000-0002-6697-0419
  • Jéssica de Almeida Santos Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v13i3.38112

Palavras-chave:

Desinformação, Educação Midiática, BNCC, Campo Jornalístico-Midiático.

Resumo

Este artigo propõe reflexões sobre a implementação do campo jornalístico-midiático da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) diante do grave cenário de desinformação que assola o Brasil. A pesquisa bibliográfica parte do pressuposto de que a formação em educação midiática proporciona conhecimentos, habilidades, atitudes e competências fundamentais para o século XXI e os saberes necessários para a educação do futuro. (BUCKINGHAM, 2019; MORIN, 2000; FREIRE, 2014). Com base nos trabalhos realizados em Portugal, que definiu como estratégia análise de cenário, diagnóstico e construção de um referencial específico para educação midiática, sugerimos que o tema merece discussões mais aprofundadas e o envolvimento de diversos atores no Brasil, em um esforço orquestrado para formar um cidadão ativo, crítico e preparado para lidar com a avalanche de informações da nossa era.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Egle Müller Spinelli, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Docente do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (PPGCOM, ESPM-SP), doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

Referências

AHRENS, Jan Martínez. Trump e as ‘fake news’ atacam de novo. El Pais. Washington, 08 maio 2017. Disponível em: <https://goo.gl/Jqdx3B> Acesso em: 24 jul. 2017.

BARBOSA, Jacqueline Peixoto; SIMÕES, Pedro Henrique de Oliveira. Letramento midiático no ensino de português: a formação da contrapalavra crítica. Linha D’Água, v. 2, n. 30. p. 71-91, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v30i2p71-91>. Acesso em: 21 jan. 2019.

BAUMAN, Zygmunt. Sobre educação e juventude: conversas com Ricardo Mazzeo. São Paulo: Zahar, 2013. Edição Kindle.

BBC. Onda de nacionalismo está por trás de fake news na Índia, mostra pesquisa inédita da BBC. 12 nov. 2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-46183531>. Acesso em: 14 dez. 2018.

BRADSHAW, Samantha; HOWARD, Philip N. The Global Disinformation Order: 2019 global inventory of organised social media manipulation. Oxford Internet Institute. Disponível em: <https://comprop.oii.ox.ac.uk/wp-content/uploads/sites/93/2019/09/CyberTroop-Report19.pdf>. Acesso em: 28 set. 2019

BUCKINGHAM, David. The Media Education Manisfesto. Cambridge: Polity Press, 2019. Edição Kindle.

CAPRINO, Mônica Pegurer; MARTINEZ-CERDÁ, Juan-Francisco. Media Literacy in Brazil: Experiences and Models in Non-formal Education. Media Education Comunicar, [s.l.], n. 49, v. 24, p.39-48, 1 out. 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.3916/c49-2016-04>. Acesso em: 18 jul. 2018.

DESJARDINS, Jeff. What happens in an internet minute in 2019?. Visual Capitalist, 13 mar. 2019. Disponível em: < https://www.visualcapitalist.com/what-happens-in-an-internet-minute-in-2019/>. Acesso em: 18 ago. 2019.

FOLHA DE SÃO PAULO. 'Fake news' alteram hábitos do público, indica pesquisa. São Paulo, 31 out. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/UhM8S3>. Acesso em: 18 nov. 2017.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação. Paz e Terra: São Paulo, 2013.

GRAGNANI, Juliana. Eleições com fake news?: Uma semana dentro de 272 grupos políticos no WhatsApp mostra um Brasil dividido e movido a notícias falsas. BBC News, 5 out. 2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45666742>. Acesso em 10 out. 2018.

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Vozes, 2018. Edição Kindle.

HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. Companhia das Letras, 2018.

Hobbs, R. (2016). When teens create the news: examining the impact of PBS/news hour student reporting labs. Journalism Education, 5(1), pp. 71-73. https://goo.gl/f7LHEA.

IANDOLI, Rafael. Trump, ‘fake news’ e a guerra declarada contra a imprensa. Nexo, 03 jul. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/sw7Wvq>. Acesso em: 10 jul. 2017.

LESSENSKI, Marin. Common Sende Wanted: resilience to “post-truth” and its predictors in the news media literacy index 2018. Open Society Institute, mar. 2018. Disponível em: < https://www.rcmediafreedom.eu/Publications/Reports/Common-sense-wanted.-Resilience-to-post-truth-and-its-predictors-in-the-new-Media-Literacy-Index-2018>. Acesso em: 25 ago. 2019.

MANJOO, Farhad. True Enough: Learning to live in a post-fat society. John Wiley & Sons: New Jersey, 2008.

MACKINHTOSH, Eliza. Finland is winning the war on fake news: what it’s learned may be crucial to Western democracy. CNN, mai. 2019. Disponível em: < https://edition.cnn.com/interactive/2019/05/europe/finland-fake-news-intl/?fbclid=IwAR0QAk0ILbWK483nVkTkslMKs1C0m0QEH7Gv-KgNej3trdeqMQDUoBFAFgo>. Acesso em: 12 ago. 2019

MARTHA GABRIEL. (2018). Apresentação. In P. Ferrari (Ed.), Como sair das bolhas. São Paulo: Educ/Armazém da Cultura.

MESSING, Solomon; WESTWOOD, Sean J.. Selective Exposure in the Age of Social Media. Communication Research, [s.l.], n. 8, v. 41, p.1042-1063, 31 dez. 2012. SAGE Publications. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1177/0093650212466406>. Acesso em: 12 out. 2018.

MEC. Base Nacional Curricular Comum. 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2018.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000; Brasília: UNESCO, 2000.

_____________. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2011. 4 ed.

NATIONAL LITERACY TRUST. Fake News and critical literacy: final report. Disponível em: <https://literacytrust.org.uk/research-services/research-reports/fake-news-and-critical-literacy-final-report/> Acesso em: 15 jan. 2019.

PEREIRA, Sara; PINTO, Manuel; MADUREIRA, Eduardo Jorge; POMBO, Teresa; GUEDES, Madalena. Referencial de Educação para os Media. Direção Geral da Educação, 2014. Disponível em: < https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/referencial_educacao_media_2014.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2019.

PINTO, Manuel; PEREIRA, Sara; PEREIRA, Luis; FERREIRA, Tiago Dias. Educação para os media em Portugal: experiências, atores e contextos. Universidade do Minho, 2011. Disponível em: < http://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjM4OiJtZWRpYS9lc3R1ZG9zL29iamVjdG9fb2ZmbGluZS80Mi4xLnBkZiI7czo2OiJ0aXR1bG8iO3M6NTA6ImVzdHVkby1lZHVjYWNhby1wYXJhLW9zLW1lZGlhLWVtLXBvcnR1Z2FsLXZlcnNhby1wIjt9/estudo-educacao-para-os-media-em-portugal-versao-p>. Acesso em: 10 ago. 2019.

RAMONET, Ignacio. A explosão do jornalismo: das mídias de massa à massa de mídia. São Paulo: Publisher Brasil, 2012.

SHOEMAKER, Pamela J. Teoria do gatekeeping: construção e seleção da notícia; tradução: Vivian Nickel. Porto Alegre: Penso, 2011.

TARDÁGLIA, Cristina; BENEVENUTO, Fabricio; ORTELLADO, Pablo. Fake News Is Poisoning Brazilian Politics. WhatsApp Can Stop It. The New York Times, 17 out. 2018. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2018/10/17/opinion/brazil-election-fake-news-whatsapp.html?fbclid=IwAR1Y6XhfwRWEhHgWqNEmzGGQJSC92hfyCgrpPuZjr-p3mKi_rYA2CHolRIo>. Acesso em: 22 out. 2018.

TUFEKCI, Z. Algorithmic Harms beyond Facebook and Google: Emergent Challenges of Computational. Agency. Colo. Tech.L.J., v.13, 2015. Disponível em: < https://ctlj.colorado.edu/wp-content/uploads/2015/08/Tufekci-final.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2019.

UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Competências de Literacia Digital e Mediática. Coimbra, 2019. Disponível em: < https://www.uc.pt/fpce/comedig/Homepage>. Acesso em: 27 set. 2019.

VOSOUGHI, Soroush; DEB, Roy; ARAL, Sinan. The spred of true and false news online. MIT Initiave on the Digital Economy Research Brief, 2018. Disponível em: < http://ide.mit.edu/sites/default/files/publications/2017%20IDE%20Research%20Brief%20False%20News.pdf>. Acesso em: 19 maio 2018.

WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Hossein. Information Disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Council of Europe, 2017. Disponível em: <https://rm.coe.int/information-disorder-toward-an-interdisciplinary-framework-for-researc/168076277c>. Acesso em: 22 maio 2018.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

Spinelli, E. M., & Santos, J. de A. (2019). Saberes necessários da educação midiática na era da desinformação. Mídia E Cotidiano, 13(3), 45-61. https://doi.org/10.22409/rmc.v13i3.38112