Youtubers mirins e os vídeos unboxing: uma reflexão sobre a criança conectada nas tramas da publicidade contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v14i1.38458Palavras-chave:
Comunicação e consumo, Publicidade Infantil, Unboxing, YouTube, Youtuber Mirim.Resumo
Este artigo tem como objetivo problematizar um tipo específico de produção midiática que tem despertado crescente atenção e angariado um conjunto significativo de novos adeptos nos últimos anos: os chamados vídeos unboxing protagonizados por youtubers mirins. No Brasil atual há regulamentações que, a princípio, normatizam a prática publicitária destinada ao público infantil. Nosso trabalho argumenta que os vídeos unboxing protagonizados por personalidades mirins nos canais online constituem um ambiente de forte associação entre a publicidade e as lógicas do entretenimento, uma espécie de brecha utilizada para interpelar as crianças como consumidoras. À revelia das regulamentações vigentes, diversão e promoção de produtos se tornam indissociáveis e interdependentes nessa inquietante nova maneira de brincar da criança conectada às redes sociais online.
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