Youtubers mirins e os vídeos unboxing: uma reflexão sobre a criança conectada nas tramas da publicidade contemporânea

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22409/rmc.v14i1.38458

Mots-clés :

Comunicação e consumo, Publicidade Infantil, Unboxing, YouTube, Youtuber Mirim.

Résumé

Este artigo tem como objetivo problematizar um tipo específico de produção midiática que tem despertado crescente atenção e angariado um conjunto significativo de novos adeptos nos últimos anos: os chamados vídeos unboxing protagonizados por youtubers mirins. No Brasil atual há regulamentações que, a princípio, normatizam a prática publicitária destinada ao público infantil. Nosso trabalho argumenta que os vídeos unboxing protagonizados por personalidades mirins nos canais online constituem um ambiente de forte associação entre a publicidade e as lógicas do entretenimento, uma espécie de brecha utilizada para interpelar as crianças como consumidoras. À revelia das regulamentações vigentes, diversão e promoção de produtos se tornam indissociáveis e interdependentes nessa inquietante nova maneira de brincar da criança conectada às redes sociais online.

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Marcelo de Andrade, ESPM, São Paulo

Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pelo PPGCOM da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM/SP. Bolsista PROSUP/CAPES. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Pesquisador integrante do GRUSCCO - Grupo CNPq de Subjetividade, Comunicação e Consumo liderado pela Profa. Dra. Gisela G. S. Castro. Professor Universitário com experiência na área de Comunicação, Design e Publicidade com ênfase em Comunicação Digital. 

Gisela G. S. Castro, ESPM, São Paulo

Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), com pós doutorado em Sociologia (Goldsmiths College, University of London). Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM, São Paulo, onde coordena o GRUSCCO - Grupo CNPq de Pesquisa em Subjetividade, Comunicação e Consumo, além do GT Comunicação, Consumo e Subjetividade no COMUNICON - Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, uma iniciativa bienal do PPGCOM ESPM. Coordena o Comitê ESPM de Direitos Humanos e o ESPM LongevLab (Laboratório de Estudos em Longevidade). Seus interesses de pesquisa incluem comunicação e consumo, produção de subjetividades; modos de sociabilidade; envelhecimento; longevidade; redes sociais digitais e o capitalismo de dados.

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Publié-e

2020-02-19

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Andrade, M. de, & Castro, G. G. S. (2020). Youtubers mirins e os vídeos unboxing: uma reflexão sobre a criança conectada nas tramas da publicidade contemporânea. Mídia E Cotidiano, 14(1), 96-116. https://doi.org/10.22409/rmc.v14i1.38458