Educomunicação e autoetnografia: diálogos e aproximações

Autores

  • Teresa Mary Pires de Castro Melo Universidade Federal de São Carlos
  • André Luiz Rodrigues de Camargo Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0002-4914-6516

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v14i3.38642

Palavras-chave:

Educomunicação, Autoetnografia, Processo, Comunicação como Direito Humano, Democracia.

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre as aproximações entre a Educomunicação e a Autoetnografia. A primeira, um conceito e a segunda, uma metodologia, que dialogam entre si por um elemento comum: o processo. Como introdução ao tema trazemos a ideia de Comunicação como um direito humano - por meio de Murilo Ramos, que chama a atenção para a “mudança de perspectiva” da Comunicação. Para apresentar a Educomunicação estaremos ao lado de pensadores basilares do conceito: Paulo Freire, Mário Kaplún, assim como de Grácia Lopes Lima, que destaca o processo como fundamento da prática educomunicativa. Para pensar a Autoetnografia estaremos amparados nas leituras de Scribano e De Sena, Heewon Chang e Rodrigo Alberto Lopes. 

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Biografia do Autor

Teresa Mary Pires de Castro Melo, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Ciências da Comunicação (ECA-USP)

Departamento de Ciências Humanas e Educação
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana
Universidade Federal de São Carlos

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Publicado

2020-09-05

Como Citar

Melo, T. M. P. de C., & Camargo, A. L. R. de. (2020). Educomunicação e autoetnografia: diálogos e aproximações. Mídia E Cotidiano, 14(3), 283-302. https://doi.org/10.22409/rmc.v14i3.38642