Educomunicação e autoetnografia: diálogos e aproximações

Auteurs-es

  • Teresa Mary Pires de Castro Melo Universidade Federal de São Carlos
  • André Luiz Rodrigues de Camargo Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0002-4914-6516

DOI :

https://doi.org/10.22409/rmc.v14i3.38642

Mots-clés :

Educomunicação, Autoetnografia, Processo, Comunicação como Direito Humano, Democracia.

Résumé

Este artigo tem por objetivo refletir sobre as aproximações entre a Educomunicação e a Autoetnografia. A primeira, um conceito e a segunda, uma metodologia, que dialogam entre si por um elemento comum: o processo. Como introdução ao tema trazemos a ideia de Comunicação como um direito humano - por meio de Murilo Ramos, que chama a atenção para a “mudança de perspectiva” da Comunicação. Para apresentar a Educomunicação estaremos ao lado de pensadores basilares do conceito: Paulo Freire, Mário Kaplún, assim como de Grácia Lopes Lima, que destaca o processo como fundamento da prática educomunicativa. Para pensar a Autoetnografia estaremos amparados nas leituras de Scribano e De Sena, Heewon Chang e Rodrigo Alberto Lopes. 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

Teresa Mary Pires de Castro Melo, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Ciências da Comunicação (ECA-USP)

Departamento de Ciências Humanas e Educação
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana
Universidade Federal de São Carlos

Références

BORBA, FRANCISCO S. (ORG.). Dicionário UNESP do Português Contemporâneo. São Paulo: Unesp, 2004.

CHANG, H. Autoetnography as method. California: Left Coast Press, 2008.

D’ARCY, J. Direct broadcast satellites and the right to communicate. In Rights to Communicate: collected papers, Honolulu, v. 118, p. 14-18, 1977.

DUARTE, F. Using Autoethnography in the scholarship of teaching and learning. In International Journal for the scholarship of teaching and learning, v. 1, n. 2, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 56ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

KAPLÚN, M. El comunicador popular. 1ª. ed. Buenos Aires: Lumem-humanitas, 1996. Disponível em: http://www.aader.org.ar/admin/savefiles/352_Mario%20Kaplun.pdf. Acesso em: 10 ago. 2018.

KAPLÚN, M. Una pedagogía de la comunicación. La Habana : Editorial: Editorial Caminos, 2002. Disponivel em: http://perio.unlp.edu.ar/catedras/system/files/kaplun-el_comunicador_popular_0.pdf. Acesso em: 15 set. 2015.

LIMA, G. L. Educação pelos meios de comunicação ou produção coletiva de comunicação na perspectiva da Educomunicação. 1º. ed. São Paulo: Instituto GENS de Educação e Cultura, 2009. Disponivel em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29042009-152804/pt-br.php. Acesso em: 15 set. 2017.

LIMA, V. A. D. Comunicação e cultura: as ideias de Paulo Freire. Brasília: Editora UnB- Fundação Perseu Abramo, 2011.

LOPES, R. A. SEMEAR-SE (EM) UM CAMPO DE DILEMAS_Uma autoetnografia de um professor de Educação Física principiante na zona rural de Ivoti/RS, São Leopoldo, 2012.

MOLINA NETO, V.; BOSSLE, F. O ofício de ensinar e pesquisar na Educação Física escolar. Porto Alegre: Sulina, 2010.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA (UNESCO). Um mundo de muitas vozes (Relatório McBride). Rio de Janeiro: Editora FGV, 1983.

RAMOS, M. C. Comunicação, Direitos Sociais e Políticas Públicas. ANDI - Comunicação e Direitos, São Bernardo do Campo, 2005. Disponivel em: https://goo.gl/5JL4W1. Acesso em: 17 maio 2016.

SCRIBANO, A.; DE SENA, A. D. Construcción de conocimiento en latinoamérica: algunas reflexiones desde la auto-etnografía como estrategia de investigación. In Cinta de moebio: Revista de Epistemología de Ciencias Sociales, Santiago, p. 1-15, mar. 2009. ISSN 34. Disponível em: https://goo.gl/cK8Tcx.

Téléchargements

Publié-e

2020-09-05

Comment citer

Melo, T. M. P. de C., & Camargo, A. L. R. de. (2020). Educomunicação e autoetnografia: diálogos e aproximações. Mídia E Cotidiano, 14(3), 283-302. https://doi.org/10.22409/rmc.v14i3.38642