Realidade Virtual em 360º e Inovação: Potencialidades e ausências nos portais Correio 24 horas e NE10
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v14i3.38738Palavras-chave:
Jornalismo Imersivo, Narrativas em 360º, Realidade Virtual, Inovação, Mídia RegionalResumo
O artigo investiga o uso de narrativas de realidade virtual em 360º para conteúdos jornalísticos com foco no contexto nordestino. O objetivo é identificar se há ou não experiências relevantes de jornalismo imersivo na mídia regional. Para tanto, discutimos conceitualmente a ideia de inovação no jornalismo e as características da realidade virtual e da estética das imagens em 360º. A coleta de dados foi realizada entre 2019 e 2020 com a aplicação de questionários on-line e mapeamento nos portais da região. Apresentamos os dados referentes aos casos específicos dos portais Correio 24 horas e NE10. O levantamento identificou a resistência do Correio 24h em experimentar a linguagem, enquanto no NE10 a tentativa de aplicação de vídeos em 360° foi interrompida antes que fosse possível constituir um formato para a cobertura factual.
Downloads
Referências
ANDERSON, C.W; BELL, E.; SHIRKY, C. Tradução FÉLIX, Ada. Jornalismo pós-industrial: adaptação aos novos tempos. Revista de Jornalismo ESPM, n. 5, ano 2, p. 30-89, 2013.
ARONSON-RATH, R; OWEN, T; MILWARD, J; PITT, F. Virtual Reality Journalism. Tow Center for Digital Journalism, Columbia Jorurnalism School. 2015.
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
BENTES, I. Mídia-multidão: estéticas da comunicação e biopolíticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2015.
BRAGA, W. A força produtiva da tecnociência como incremento da racionalidade instrumental do trabalho: políticas TIC e perspectiva de apropriação crítica de P&D. EPTIC, v. 20 n. 3 (2018).
COSTA, L; BRASIL, A. Realidade virtual: inovação técnica e narrativa no jornalismo imersivo. Contemporânea – Revista de Comunicação e Cultura. V.15 – n. 01 – jan-abr. 2017. p. 141-161.
DE LA PEÑA, N; WEIL, P; LOBERA, J; GIANNOPOULOS, E; POMÉS, A; SPANLANG, B; FRIEDMAN, D; SANCHEZ-VIVES, M; SLATER, M. Immersive Journalism: Immersive Virtual Reality for the First-Person Experience of News. Presence. Cambridge. Massachusetts Institute of Technology. Vol. 19, No. 4, p. 291–301. Agosto de 2010.
DODGSON, M; GANN, D. Inovação. Porto Alegre: L&PM, 2014.
DOYLE, P; GELMAN, M; GILL, S. Viewing the future? Virtual Reality in journalism. Miami: Knight Foundation, 2016.
FLORES, A. M. M. Jornalismo de inovação: um conceito múltiplo. Brazilian Journalism Research, v. 13, n. 02, Agosto 2017, p. 164-187.
FRANCISCATO, C. E. A inovação metodológica como problema na pesquisa em jornalismo digital. Contemporanea – Revista de Comunicação e Cultura, v. 15, n. 01, jan-abr 2017, p. 25-46.
LIMA, P. R. P. Jornalismo e realidade virtual: análise da série The Daily 360 do The New York Times. 106 f. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2018.
LONGHI, R. R; LENZI, A. Práticas ciberjornalísticas em Realidade Virtual: inovação e impacto nos processos de produção. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia. V.24 – n. 3 – set-dez. 2017.
LONGHI, R. R; PEREIRA, S. C. Do panorama à Realidade Virtual: como o ciberjornalismo está criando narrativas imersivas. In: Alaic 2016, Cidade do México. Memorias XIII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. Cidade do México: Universidad Autónoma Metropolitana, 2016, p. 165-172. Disponível em: http://alaic2016.cua.uam.mx/documentos/memorias/GT16.pdf. Acesso em: 10 fev. 2019.
MENEZES, A. S; SILVA, F. F; AZÊVEDO, A; BARBOSA, K; CARVALHO, D. Drones no jornalismo: implicações éticas e de mobilidade. Âncora – Revista Latino-americana de Jornalismo. V.3 – n.2 – jul-dez. 2016.
OLIVEIRA, A.; CAMPELO, E.; SOUZA, A; MACEDO, D; SILVA, F; SOUZA, A. Narrativas Jornalísticas em 360 graus na Paraíba. XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Juazeiro – BA, 5 a 7/7/2018. Disponível em <http://portalintercom.org.br/anais/nordeste2018/resumos/R62-0827-1.pdf>.Acesso em: 04 de fevereiro de 2019.
SCHUMPETER, J. Capitalismo, Socialismo e Democracia. Editora Fundo de Cultura: Zahar, 1961.
SILVA, F. F. Realidade Virtual no Jornalismo: Tensionamento Conceitual e Curva de Oscilação. Congresso Brasileiro de Ciências de Comunicação, 40, 2017, Curitiba. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências de Comunicação. São Paulo: Intercom, 2017. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-2131-1.pdf>. Acesso em: 07 de outubro de 2019.
WATSON, Z. VR for news: the new reality? Reuters Institute for the Study of Journalism; University of Oxford, 2017.
WOLFE, T. Radical chique e o novo jornalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).