Realidade Virtual em 360º e Inovação: Potencialidades e ausências nos portais Correio 24 horas e NE10

Autores

  • Rostand de Albuquerque Melo Universidade Estadual da Paraíba - UEPB https://orcid.org/0000-0002-9163-0221
  • Antônio Simões Menezes Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v14i3.38738

Palavras-chave:

Jornalismo Imersivo, Narrativas em 360º, Realidade Virtual, Inovação, Mídia Regional

Resumo

O artigo investiga o uso de narrativas de realidade virtual em 360º para conteúdos jornalísticos com foco no contexto nordestino. O objetivo é identificar se há ou não experiências relevantes de jornalismo imersivo na mídia regional. Para tanto, discutimos conceitualmente a ideia de inovação no jornalismo e as características da realidade virtual e da estética das imagens em 360º. A coleta de dados foi realizada entre 2019 e 2020 com a aplicação de questionários on-line e mapeamento nos portais da região. Apresentamos os dados referentes aos casos específicos dos portais Correio 24 horas e NE10. O levantamento identificou a resistência do Correio 24h em experimentar a linguagem, enquanto no NE10 a tentativa de aplicação de vídeos em 360° foi interrompida antes que fosse possível constituir um formato para a cobertura factual.

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Biografia do Autor

Rostand de Albuquerque Melo, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduado em Jornalismo pela UEPB, Mestre em Comunicação pela UFPB e Doutor em Ciências Sociais pela UFCG. Professor do curso de graduação em jornalismo da UEPB

Antônio Simões Menezes, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Professor do curso de graduação em Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

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Publicado

2020-09-05

Como Citar

Melo, R. de A., & Menezes, A. S. (2020). Realidade Virtual em 360º e Inovação: Potencialidades e ausências nos portais Correio 24 horas e NE10. Mídia E Cotidiano, 14(3), 219-242. https://doi.org/10.22409/rmc.v14i3.38738