Realidade Virtual em 360º e Inovação: Potencialidades e ausências nos portais Correio 24 horas e NE10
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v14i3.38738Palavras-chave:
Jornalismo Imersivo, Narrativas em 360º, Realidade Virtual, Inovação, Mídia RegionalResumo
O artigo investiga o uso de narrativas de realidade virtual em 360º para conteúdos jornalísticos com foco no contexto nordestino. O objetivo é identificar se há ou não experiências relevantes de jornalismo imersivo na mídia regional. Para tanto, discutimos conceitualmente a ideia de inovação no jornalismo e as características da realidade virtual e da estética das imagens em 360º. A coleta de dados foi realizada entre 2019 e 2020 com a aplicação de questionários on-line e mapeamento nos portais da região. Apresentamos os dados referentes aos casos específicos dos portais Correio 24 horas e NE10. O levantamento identificou a resistência do Correio 24h em experimentar a linguagem, enquanto no NE10 a tentativa de aplicação de vídeos em 360° foi interrompida antes que fosse possível constituir um formato para a cobertura factual.
Downloads
Referências
ANDERSON, C.W; BELL, E.; SHIRKY, C. Tradução FÉLIX, Ada. Jornalismo pós-industrial: adaptação aos novos tempos. Revista de Jornalismo ESPM, n. 5, ano 2, p. 30-89, 2013.
ARONSON-RATH, R; OWEN, T; MILWARD, J; PITT, F. Virtual Reality Journalism. Tow Center for Digital Journalism, Columbia Jorurnalism School. 2015.
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
BENTES, I. Mídia-multidão: estéticas da comunicação e biopolíticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2015.
BRAGA, W. A força produtiva da tecnociência como incremento da racionalidade instrumental do trabalho: políticas TIC e perspectiva de apropriação crítica de P&D. EPTIC, v. 20 n. 3 (2018).
COSTA, L; BRASIL, A. Realidade virtual: inovação técnica e narrativa no jornalismo imersivo. Contemporânea – Revista de Comunicação e Cultura. V.15 – n. 01 – jan-abr. 2017. p. 141-161.
DE LA PEÑA, N; WEIL, P; LOBERA, J; GIANNOPOULOS, E; POMÉS, A; SPANLANG, B; FRIEDMAN, D; SANCHEZ-VIVES, M; SLATER, M. Immersive Journalism: Immersive Virtual Reality for the First-Person Experience of News. Presence. Cambridge. Massachusetts Institute of Technology. Vol. 19, No. 4, p. 291–301. Agosto de 2010.
DODGSON, M; GANN, D. Inovação. Porto Alegre: L&PM, 2014.
DOYLE, P; GELMAN, M; GILL, S. Viewing the future? Virtual Reality in journalism. Miami: Knight Foundation, 2016.
FLORES, A. M. M. Jornalismo de inovação: um conceito múltiplo. Brazilian Journalism Research, v. 13, n. 02, Agosto 2017, p. 164-187.
FRANCISCATO, C. E. A inovação metodológica como problema na pesquisa em jornalismo digital. Contemporanea – Revista de Comunicação e Cultura, v. 15, n. 01, jan-abr 2017, p. 25-46.
LIMA, P. R. P. Jornalismo e realidade virtual: análise da série The Daily 360 do The New York Times. 106 f. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2018.
LONGHI, R. R; LENZI, A. Práticas ciberjornalísticas em Realidade Virtual: inovação e impacto nos processos de produção. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia. V.24 – n. 3 – set-dez. 2017.
LONGHI, R. R; PEREIRA, S. C. Do panorama à Realidade Virtual: como o ciberjornalismo está criando narrativas imersivas. In: Alaic 2016, Cidade do México. Memorias XIII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. Cidade do México: Universidad Autónoma Metropolitana, 2016, p. 165-172. Disponível em: http://alaic2016.cua.uam.mx/documentos/memorias/GT16.pdf. Acesso em: 10 fev. 2019.
MENEZES, A. S; SILVA, F. F; AZÊVEDO, A; BARBOSA, K; CARVALHO, D. Drones no jornalismo: implicações éticas e de mobilidade. Âncora – Revista Latino-americana de Jornalismo. V.3 – n.2 – jul-dez. 2016.
OLIVEIRA, A.; CAMPELO, E.; SOUZA, A; MACEDO, D; SILVA, F; SOUZA, A. Narrativas Jornalísticas em 360 graus na Paraíba. XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Juazeiro – BA, 5 a 7/7/2018. Disponível em <http://portalintercom.org.br/anais/nordeste2018/resumos/R62-0827-1.pdf>.Acesso em: 04 de fevereiro de 2019.
SCHUMPETER, J. Capitalismo, Socialismo e Democracia. Editora Fundo de Cultura: Zahar, 1961.
SILVA, F. F. Realidade Virtual no Jornalismo: Tensionamento Conceitual e Curva de Oscilação. Congresso Brasileiro de Ciências de Comunicação, 40, 2017, Curitiba. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências de Comunicação. São Paulo: Intercom, 2017. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-2131-1.pdf>. Acesso em: 07 de outubro de 2019.
WATSON, Z. VR for news: the new reality? Reuters Institute for the Study of Journalism; University of Oxford, 2017.
WOLFE, T. Radical chique e o novo jornalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).