O visível e o invisível da imagem em Bavcar
considerações e inversões sobre o visível pictórico e o invisível textual
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v15i1.46939Palavras-chave:
imagem, Cegueira, BavcarResumo
Esta análise propõe desenvolver o conceito de imagem que apela à problematização dos campos do visível e do invisível. Através da obra do fotógrafo Evgen Bavcar, discute-se as possibilidades de expressão e relação entre imagens e coisas que se apontam no mundo, para além da mera ideia de representação ou de um suposto real que existiria como materialidade pura. O texto segue destacando as intrínsecas possibilidades de relacionamento entre a palavra e a imagem e como abrem-se territórios de acolhimento e troca entre percepções de deficientes visuais e percepções oculocêntricas. Trata-se de propor um tipo de troca, expresso por uma pós-imagem, em que a deficiência visual seja percebida como possibilidade de abertura para outras leituras de mundo, outras sensibilidades e percepções. Abre-se um modo de inserção do deficiente visual, por trocas entre percepções do visível e do invisível.
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