O visível e o invisível da imagem em Bavcar
considerações e inversões sobre o visível pictórico e o invisível textual
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/rmc.v15i1.46939Mots-clés:
imagem, Cegueira, BavcarRésumé
Esta análise propõe desenvolver o conceito de imagem que apela à problematização dos campos do visível e do invisível. Através da obra do fotógrafo Evgen Bavcar, discute-se as possibilidades de expressão e relação entre imagens e coisas que se apontam no mundo, para além da mera ideia de representação ou de um suposto real que existiria como materialidade pura. O texto segue destacando as intrínsecas possibilidades de relacionamento entre a palavra e a imagem e como abrem-se territórios de acolhimento e troca entre percepções de deficientes visuais e percepções oculocêntricas. Trata-se de propor um tipo de troca, expresso por uma pós-imagem, em que a deficiência visual seja percebida como possibilidade de abertura para outras leituras de mundo, outras sensibilidades e percepções. Abre-se um modo de inserção do deficiente visual, por trocas entre percepções do visível e do invisível.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
BAVCAR, Evgen. O Brasil no despertar do mundo. In: TESSLER, Élida; BANDEIRA, João (org.). Memória do Brasil. São Paulo: Cosac & Naify, 2003, p. 77-85.
Bavcar, EvgenOs enganos do visível. In Novaes, A. (Org.). Ciclo de Seminários, Muito Além do Espetáculo. Rio de janeiro: Maison de France, 2003b.
BAVCAR, Evgen. A luz e o cego. Revista Benjamin Constant, Rio de Janeiro, n. 19, 2001. Disponível em: http://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/580. Acesso em 02 jul. 2020.
Bavcar, Evgen. A imagem, vestígio desconhecido da luz. In Novaes, Adauto (Org.), Muito além do espetáculo. São Paulo: Editora SENAC, 2005.
BAVCAR, Evgen, Significantes invisibles. Diecisiete, año 1, n. 1, p. 25-30, 2011. Disponível em: https://diecisiete.org/expediente/significantes-invisibles/. Acesso em 02 jul. 2020.
BAVCAR, Evgen. A Imagem, vestígio desconhecido da luz. In: NOVAES, Adauto (org). Muito Além do Espetáculo. Editora SENAC. São Paulo. 2005.
BAVCAR, Evgen. Um outro olhar. Humanidades, São Paulo, 2003. Disponível em: http://redehumanizasus.net. Acesso em 02 jul. 2020.
COELHO, Ana Carolina Sampaio. José Saramago e Evgen Bavcar: os paradoxos do olhar. Dissertação (Mestrado em Teoria da Literatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
COELHO, Ana Carolina Sampaio. Lo fantástico y el sueno em la obra de Evgen Bavcar. Tese (Doutorado em Comunicação Visual) - Universidad de Salamanca, Salamanca, 2012. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-coelho-lo-fantastico.pdf. Acesso em 28 jun. 2020.
DERRIDA, Jacques. Da hospitalidade. São Paulo: Escuta, 2003.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: 34, 1998.
DUBOIS, Philippe. Pós-fotografia, pós-cinema: O desafio do “pós”. In: DUBOIS, Philippe (org.). Pós-fotografia, pós-cinema: novas configurações das imagens. São Paulo: Edições Sesc, 2019.
FURTADO, Rita Márcia Magalhães. A potência pedagógica do olhar no filme Janelas da Alma, de João Jardim e Walter Carvalho. Atas do VIII Encontro Anual da AIM. Editado por Daniel Ribas, Manuela Penafria e Sérgio Dias Branco. Lisboa: AIM, 2019. Disponível em: http://aim.org.pt. Acesso em 28 jun. 2020.
Janela da Alma. Direção: João Jardim; Walter Carvalho. 2001. 1:12:43. Canal: Mirá Filmes. Disponível em: https://youtu.be/4F87sHz6y4s. Acesso em 26 jun. 2020.
TESSLER, Élida. Evgen Bavcar: silêncios, cegueiras e alguns paradoxos quase invisíveis. Porto Arte: revista de artes visuais, v. 9. N. 17, p. 79-90, nov. 1998. Disponível em: seer.ufrgs.br. Acesso em 02 jul. 2020.
TESSLER, Élida. Evgen Bavcar na diagonal. In: TESSLER, Élida; BANDEIRA, João (org.). Memória do Brasil. São Paulo: Cosac & Naify, 2003, p. 7-14.
NOVAES, Adauto. Evgen Bavcar – Não se vê com os olhos. In: BAVCAR, Evgen. O ponto zero da fotografia. Porto Alegre: Galeria Sotero Cosme, 2000.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).