Carnavalização bakhtiniana e o arquétipo bobo da corte na produção de sentido nas mídias
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v15i3.49672Palavras-chave:
Carnavalização. Arquétipo. Riso medieval. Porta dos Fundos.Resumo
A noção de arquétipo, muito utilizada na publicidade, denomina O Bobo da Corte quando aplica a comédia e o humor em sua linguagem, como estímulo à absorção do caos do mundo de forma extrovertida. Contém elementos com que Mikhail Bakhtin estabelece um dos pilares da Teoria da Carnavalização: o riso medieval. Esses conceitos, embora criados em épocas distantes, podem ser observados na mídia contemporânea com o mesmo propósito. O presente trabalho analisa o diálogo entre o arquétipo Bobo da Corte e o riso medieval bakhtiniano nas emissões efetuadas pela produtora Porta dos Fundos.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Cultura popular na Idade Média e Renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1987.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoievski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense/Universitária, 2000.
JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Trad. Dora Mariana R. Ferreira da Silva. Petrópolis: Vozes, 2000.
MARK, Margaret; PEARSON, Carol S. O herói e o fora-da-lei: como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. Trad. Merle Scoss. São Paulo: Cultrix, 2003.
MEDEIROS, Marcos de. Paródia/Carnavalização e função poética em a Invenção do Brasil. Intexto. Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 13, p. 1-14, julho/dezembro 2005.
THEDIM, Fernanda. Sucesso no México, Porta dos Fundos chega a mais dois países em 2020. Revista Veja Rio. 2020. Disponível em: <https://vejario.abril.com.br/cidade/porta-dos-fundos-grupo-humor-sucesso-exterior/>. Acesso em: 18 jan. 2021.
ROMERO, Simon. On Youtube, comedy troupe tickles Brazil and ruffles feathers. The New York Times. 2013. Disponível em: <https://nyti.ms/17v6Srh>. Acesso em: 18 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).