Hábitos imagéticos dos jovens: o auge dos stories e a inexpressividade das narrativas em 360 graus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v16i1.49883

Palavras-chave:

Imagens Digitais, Redes Sociais Virtuais, Jovens, Stories, Imagens em 360 graus

Resumo

Contempla-se uma geração imagética, que tem no mundo on-line o principal suporte para a condução de suas práticas interacionais permeadas por visualidades. Protagonistas desse cenário midiático, os jovens se apropriam de variadas plataformas digitais para se educar, se informar, se entreter e trocar experiências entre os pares, mediados por múltiplas telas que transbordam conteúdos imagéticos. Com o objetivo de verificar de que maneira essa população consome e se relaciona com as imagens digitais e suas inovações, este estudo traz análises sobre um conjunto de dados quantitativos coletados por meio de um survey, respondido por 290 estudantes. Dentre os resultados, destaca-se o smartphone como principal dispositivo comunicacional, a preferência pela produção de fotos, o Instagram – sobretudo via stories – como a rede mais utilizada e a inexpressividade das narrativas
em 360 graus nas rotinas juvenis.

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Biografia do Autor

Alan César Belo Angeluci, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e em Educação e na Graduação em Comunicação Social na Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Pós-doutorado no Department of Radio-Television-Film, University of Texas at Austin (EUA). Doutorado em Ciências com ênfase em Sistemas Eletrônicos (EP/USP). Doutorado Sanduíche na University of Brighton (Inglaterra). Mestre em Televisão Digital (UNESP). Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (UNESP). Líder do grupo de pesquisa Smart Media & Users, cadastrado no CNPq.

Carolina Gois Falandes, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Doutoranda em Comunicação pela Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FAAC-UNESP). Mestre em Inovação na Comunicação de Interesse Público pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela mesma Instituição. É pesquisadora do Smart Media & Users Research Group (CNPq) e participante do Grupo de Estudos sobre Nova Ecologia dos Meios (GENEM - CNPq). 

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Publicado

2022-01-19 — Atualizado em 2022-01-27

Versões

Como Citar

Angeluci, A. C. B., & Gois Falandes, C. (2022). Hábitos imagéticos dos jovens: o auge dos stories e a inexpressividade das narrativas em 360 graus. Mídia E Cotidiano, 16(1), 201-223. https://doi.org/10.22409/rmc.v16i1.49883 (Original work published 19º de janeiro de 2022)