Enquadramentos e desinformação sobre vacina contra COVID-19 no Youtube: embaralhamentos entre ciência e negacionismo
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v15i3.50954Palavras-chave:
desinformação; vacina contrra COVID-19; enquadramentoResumo
Este estudo analisa os enquadramentos (framing) e sua relação com a desinformação sobre vacinas contra a COVID-19 em 50 vídeos postados no YouTube em 2020, em canais de influenciadores brasileiros, selecionados a partir do engajamento, considerando visualizações, comentários e likes. Como caminho teórico-metodológico, adota-se a ideia de quadros (frames) como “pacotes interpretativos” que produzem sentidos e têm ressonância na cultura. Os resultados apontam que os quadros “risco e incerteza científica” e “política pública e estratégia política”, apesar de subordinados ao frame dominante “novo desenvolvimento tecnológico”, foram os mais associados à ocorrência da desordem informacional em narrativas de médicos, religiosos, youtubers e profissionais da comunicação. A desinformação presente nos discursos antivacina também ocorre em narrativas que defendem a ciência e a vacina, evidenciando as tensões e/ou ambiguidades que podem ocorrer no enquadramento midiático. O frame “novo desenvolvimento tecnológico” foi predominante na amostra e no enfrentamento à desinformação, destacando-se narrativas de pesquisadores e divulgadores da ciência, que demonstram a importância da divulgação científica.
Downloads
Referências
BALL, P. 2020. The epidemiology of misinformation: The disturbing story of how the web is weaving weird connections between hippies, Nazis, Russian agents and the rest of us to spread lies about Covid-19. Prospect. Disponível em: https://www.prospectmagazine.co.uk/science-and-technology/epidemiology-misinformation-coronavirus-covid19-conspiracy-theory. Acesso em: 21 mai. 2021.
BROTAS, A et al. 2021. Discurso antivacina no YouTube: a mediação de influenciadores. Reciis – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 72-91, jan./mar. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/2281. Acesso em: 10 mar. 2021.
ENDERS, A. et al. 2020. The different forms of COVID-19 misinformation and their consequences. Harvard Kennedy School. Disponível em: https://misinforeview.hks.harvard.edu/article/the-different-forms-of-covid-19-misinformation-and-their-consequences/, Acesso em: 08 mai. 2021.
ENTMAN, R.M. 1993. Framing: Toward Clarification of Fractured Paradigm. Journal of Communication, 43(4):51-58. http://dx.doi.org/10.1111/j.1460-2466.1993.tb01304.x
FREELON, D., & WELLS, C. (2020). Disinformation as political communication. Political Communication, 37(2), 145–156. https://doi.org/10.1080/10584609.2020.1723755.
GAMSON, W.; MODIGLIANI, A. 1989. Media discourse and public opinion on nuclear power: a constructionist approach. The American Journal of Sociology. Vol. 95, n. 1, p. 1-37.
REESE, S. 2007. The Framing Project: A Bridging Model for Media Research Revisited. Journal of Communication, Oxford, v.57, p.148– 154.
RICARD, J, MEDEIROS, J. Using misinformation as a political weapon: COVID-19 and Bolsonaro in Brazil, The Harvard Kennedy School (HKS) Misinformation Review, Cambridge, v.1, n.1, abr, 2020. Disponível em: < https://dash.harvard.edu/bitstream/handle/1/42661741/final_brazil.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em: 05 jun. 2020.
SCUDELLARI, M. 2010 State of denial. Nat Med. 16, 248. Disponível em: https://doi.org/10.1038/nm0310-248a. Acesso em 05/08/2019.
SWIRE-THOMPSON, B; LAZER, D. 2020. Public Health and Online Misinformation: Challenges and Recommendations. Annual Review of Public Health 2020 41:1, 433-451. Disponível em: https://www.annualreviews.org/doi/10.1146/annurev-publhealth-040119-094127. Acesso em: 05 dez. 2020.
USCINSKI et al. 2020. Why do people believe COVID-19 conspiracy theories?. Harvard Kennedy School, Disponível em: https://misinforeview.hks.harvard.edu/article/why-do-people-believe-covid-19-conspiracy-theories/#0. Acesso em: 15 dez. 2020.
VAN GORP, B. The constructionist approach to framing: bringing culture back. In: Journal of Communication, 57 (1), p. 60-78, 2007.
VRAGA, E; BODE, L. 2020. Defining Misinformation and Understanding its Bounded Nature: Using Expertise and Evidence for Describing Misinformation. Political Communication, 37:1, 136-144. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10584609.2020.1716500?scroll=top&needAccess=true. Acesso em: 15 abr. 2021.
WARDLE, Claire; DERAKHASHAN, Hossein. Information disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Council of Europe Report. 27 set. 2017. Disponível em: http://bit.ly/InformationDisorderReport. Acesso em: 05 jul. 2020.
WANG, Y. et al., 2019. Systematic literature review on the spread of health-related misinformation on social media. Social Science and Medicine, v. 240: 1-12. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0277953619305465. Acesso em 10 fev. 2021.
ZAROCOSTAS, J. (2020). Como combater um infodêmico. The Lancet, 395 (10225), 676.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).