Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v15i3.51330

Palavras-chave:

neoliberalismo, capitalismo digital, filosofia política

Resumo

“Proteja-me do que quero” é o aviso sutil inerente ao capitalismo contemporâneo, explica Byung-Chul Han (2018b, p. 28) em Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Embora seja característico desse filósofo sul-coreano ser breve na exposição de seus pensamentos, não é seu perfil oferecer uma leitura tranquila — ele acaba por conceber doses homeopáticas de desconforto. Ensaísta radicado na Alemanha, Han leciona na Universidade de Berlim. Sua elaboração teórica é voltada para a relação entre o neoliberalismo e a vida psicológica dos indivíduos, como podemos observar em obras como Sociedade do cansaço (HAN, 2015), No enxame: perspectivas do digital (HAN, 2018a) e O que é poder? (HAN, 2019). No livro objeto desta resenha, o autor dirige proposições cirúrgicas para pensar como “a liberdade e a comunicação ilimitada se transformaram em monitoramento e controle total” (HAN, 2018b, p. 19).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Silva, UFRN

Doutoranda e bolsista (CAPES) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN. Pesquisadora do Grupo Marginália (Grupo de Estudos Transdisciplinares em Comunicação e Cultura).

Jadson Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Estudos da Mídia, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem especialização em Propaganda e Marketing na Gestão de Marcas pela UFRN e é graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade & Propaganda pela Universidade Potiguar (UnP).

Cristina Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bacharel em Comunicação Social, habilitações Radialismo e Jornalismo, pela mesma instituição. 

Referências

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Tradução de Lucas Machado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018a.

HAN, Byung-Chul. O que é poder? Tradução de Gabriel Salvi Philipson. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Tradução de Maurício Liesen. Belo Horizonte: Editora Ayiné, 2018b.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Silva, P., Maia, J., & Almeida, C. (2021). Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Mídia E Cotidiano, 15(3), 368-375. https://doi.org/10.22409/rmc.v15i3.51330