Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/rmc.v15i3.51330Mots-clés:
neoliberalismo, capitalismo digital, filosofia políticaRésumé
“Proteja-me do que quero” é o aviso sutil inerente ao capitalismo contemporâneo, explica Byung-Chul Han (2018b, p. 28) em Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Embora seja característico desse filósofo sul-coreano ser breve na exposição de seus pensamentos, não é seu perfil oferecer uma leitura tranquila — ele acaba por conceber doses homeopáticas de desconforto. Ensaísta radicado na Alemanha, Han leciona na Universidade de Berlim. Sua elaboração teórica é voltada para a relação entre o neoliberalismo e a vida psicológica dos indivíduos, como podemos observar em obras como Sociedade do cansaço (HAN, 2015), No enxame: perspectivas do digital (HAN, 2018a) e O que é poder? (HAN, 2019). No livro objeto desta resenha, o autor dirige proposições cirúrgicas para pensar como “a liberdade e a comunicação ilimitada se transformaram em monitoramento e controle total” (HAN, 2018b, p. 19).
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Tradução de Lucas Machado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018a.
HAN, Byung-Chul. O que é poder? Tradução de Gabriel Salvi Philipson. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Tradução de Maurício Liesen. Belo Horizonte: Editora Ayiné, 2018b.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).