Corpo feminino, envelhecimento e Indústria Cultural: uma análise de propaganda à luz da Teoria Crítica
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v16i1.51624Palavras-chave:
Indústria cultural, Corpor feminino, Propaganda, EnvelhecimentoResumo
É comum que as mulheres sintam desconforto com a aparência de seus corpos ao notarem o envelhecimento da pele. Há aquelas que lutam pela beleza desde a juventude e que nunca conseguiram conceber o envelhecimento como um processo natural e também as que, com o passar dos anos, desenvolveram a negação da velhice pela perda dos atributos físicos valorizados socialmente. A dificuldade de autoaceitação é potencializada pela Indústria Cultural que, ao prometer uma vida plena e feliz, conduz as pessoas à generalização e ao consumo alienado. Este artigo, de caráter qualitativo e documental, analisa, a partir da Teoria Crítica, a propaganda de Cicatricure Gold Lift, um produto de rejuvenescimento facial, veiculada em 2020, no Brasil. Por meio de recursos estéticos e da fetichização da ciência, a propaganda intenta não somente convencer o espectador ao consumo do produto, mas difunde a ideia de que o envelhecimento natural da pele é um processo triste e doloroso.
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