Imagens Cidadãs: a participação da Bem TV no estímulo à cidadania

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v16i2.51723

Palavras-chave:

Comunicação Comunitária, Sociedade do Espetáculo, TV Comunitária, Bem TV

Resumo

O objetivo deste artigo é observar de que modo é estimulada a cidadania através da análise do caso concreto de uma TV comunitária já tradicional no Estado do Rio de Janeiro: a Bem TV. O artigo é dividido em três seções: uma contextualização do aspecto audiovisual na contemporaneidade, relacionando-o ao conceito de Sociedade do Espetáculo, de Guy Debord; uma discussão sobre as TVs comunitárias e suas principais características, com base nos trabalhos de pesquisa de Raquel Paiva, Cicilia Peruzzo e Muniz Sodré, destacando as TVs comunitárias em rede como um elemento recente; a análise de uma amostra da produção audiovisual da Bem TV, de Niterói, com base no seu canal do Youtube, através da seleção e da análise do conteúdo de quatro vídeos publicados em 2018 (ano de eleições presidenciais e de amplo debate sobre temas sociais) e de três vídeos mais antigos (de um período anterior à produção voltada especificamente para o canal em questão). A metodologia usada é a de estudo de caso (com análise de conteúdo dos vídeos selecionados). Os resultados encontrados evidenciam o estímulo à discussão de temas fundamentais para a construção de uma relação cidadã comunitária, inclusiva e dialógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Laignier, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Comunicação e Cultura pelo PPGCOM/UFRJ (2013). Professor Titular IV dos Cursos de Graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC-RJ). Pesquisador-líder do Núcleo de Estudos Interfaces da Comunicação (NEICOM).   

Referências

ANDERSON, Perry. As origens da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

_____. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

COGO. Denise Maria. No ar... uma rádio comunitária. São Paulo: Paulinas, 1998.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo/ Comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

_____. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Ed. Loyola, 2006.

INTERNACIONAL SITUACIONISTA. Situacionista: Teoria e prática da Revolução. São Paulo: Conrad Ed. do Brasil, 2002. – (Coleção Baderna)

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

_____. Cultura da mídia e triunfo do espetáculo. In MORAES, Dênis de (org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Ed. Mauad, 2006, p. 119-147.

KUMAR, Krishan. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna: novas teorias sobre o mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.

LYOTARD, Jean François. A Condição Pós-Moderna. Lisboa: Gradiva, 2003. – (Coleção Trajectos)

NUNES, Marcia Vidal. Rádios comunitárias: exercício da cidadania na estruturação dos movimentos sociais. In: PAIVA, Raquel (org.). O retorno da comunidade: os novos caminhos do social. Rio de Janeiro: Ed. Mauad X, 2007, p. 95-118.

PAIVA, Raquel. O espírito comum: comunidade, mídia e globalismo. 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Ed. Mauad, 2003.

_____. Para reinterpretar a comunicação comunitária. In: PAIVA, Raquel (org.). O retorno da comunidade: os novos caminhos do social. Rio de Janeiro: Ed. Mauad X, 2007, p. 133-148.

PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Televisão comunitária: dimensão pública e participação cidadã na mídia local. Rio de Janeiro: Ed. Mauad X, 2007.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

SILVA, Juremir Machado da. Depois do espetáculo (reflexões sobre a Tese 4 de Guy Debord). In: GUTFREIND, Cristiane Freitas; SILVA, Juremir Machado da (orgs.). Guy Debord: antes e depois do espetáculo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007, p. 31-42.

SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2002.

_____. A verdade seduzida: por um conceito de cultura no Brasil. – 3ª ed. – Rio de Janeiro: DP&A Ed., 2005.

_____. A ciência do comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2014.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Trad. Wagner de Oliveira Brandão. 9 ed. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2008.

WARBURTON, Nigel. Uma breve história da filosofia. Porto Alegre, RS: L&PM, 2016.

Downloads

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Laignier, P. (2022). Imagens Cidadãs: a participação da Bem TV no estímulo à cidadania. Revista Mídia E Cotidiano, 16(2), 196-216. https://doi.org/10.22409/rmc.v16i2.51723