Imagens Cidadãs: a participação da Bem TV no estímulo à cidadania

Auteurs

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https://doi.org/10.22409/rmc.v16i2.51723

Mots-clés:

Comunicação Comunitária, Sociedade do Espetáculo, TV Comunitária, Bem TV

Résumé

O objetivo deste artigo é observar de que modo é estimulada a cidadania através da análise do caso concreto de uma TV comunitária já tradicional no Estado do Rio de Janeiro: a Bem TV. O artigo é dividido em três seções: uma contextualização do aspecto audiovisual na contemporaneidade, relacionando-o ao conceito de Sociedade do Espetáculo, de Guy Debord; uma discussão sobre as TVs comunitárias e suas principais características, com base nos trabalhos de pesquisa de Raquel Paiva, Cicilia Peruzzo e Muniz Sodré, destacando as TVs comunitárias em rede como um elemento recente; a análise de uma amostra da produção audiovisual da Bem TV, de Niterói, com base no seu canal do Youtube, através da seleção e da análise do conteúdo de quatro vídeos publicados em 2018 (ano de eleições presidenciais e de amplo debate sobre temas sociais) e de três vídeos mais antigos (de um período anterior à produção voltada especificamente para o canal em questão). A metodologia usada é a de estudo de caso (com análise de conteúdo dos vídeos selecionados). Os resultados encontrados evidenciam o estímulo à discussão de temas fundamentais para a construção de uma relação cidadã comunitária, inclusiva e dialógica.

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Biographie de l'auteur

Pablo Laignier, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Comunicação e Cultura pelo PPGCOM/UFRJ (2013). Professor Titular IV dos Cursos de Graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC-RJ). Pesquisador-líder do Núcleo de Estudos Interfaces da Comunicação (NEICOM).   

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Publiée

2022-05-27