Fernando Buen Abad Domínguez: epistemologia de combate e semiótica crítica
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v15i3.51731Palavras-chave:
Dominação simbólica, Ideologia, Fake NewsResumo
O filósofo mexicano Fernando Buen Abad Domínguez é professor e diretor do Instituto de Cultura e Comunicação da Universidade Nacional de Lanús (Buenos Aires, Argentina). Nesta entrevista, realizada em setembro de 2021 por e-mail, Buen Abad Domínguez discorre sobre sua teoria da semiótica crítica, forjada na batalha epistemológica e ideológica mais ampla contra a dominação simbólica que trava dentro e fora da academia. Integrante de diversas associações internacionais, como a Rede de Intelectuais e Artistas Independentes em Defesa da Humanidade, fundada por Fidel Castro, Buen Abad entende que o problema da desinformação está relacionado à perpetuação da dominação de classe, cujo enfrentamento requer a democratização substantiva da comunicação. Mantivemos as respostas de Buen Abad Dominguez em seu idioma original para preservar a força e a potência de sua verve.
Downloads
Referências
DOMÍNGUEZ, Fernando Buen Abad. Filosofía de la Comunicación. Caracas, Venezuela: Ministerio de Comunicación e Información, 2006.
DOMÍNGUEZ, Fernando Buen Abad. Filosofía de la Imagen. Caracas, Venezuela: Comisión Nacional de Telecomunicaciones, 2010.
DOMÍNGUEZ, Fernando Buen Abad. Filosofía Política de la Responsabilidad Socialista. Caracas, Venezuela. Comisión Nacional de Telecomunicaciones, 2010.
DOMÍNGUEZ, Fernando Buen Abad. Filosofía del Humor y de la Risa. Caracas, Venezuela. Comisión Nacional de Telecomunicaciones, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).