Fernando Buen Abad Domínguez: epistemologia de combate e semiótica crítica
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v15i3.51731Palavras-chave:
Dominação simbólica, Ideologia, Fake NewsResumo
O filósofo mexicano Fernando Buen Abad Domínguez é professor e diretor do Instituto de Cultura e Comunicação da Universidade Nacional de Lanús (Buenos Aires, Argentina). Nesta entrevista, realizada em setembro de 2021 por e-mail, Buen Abad Domínguez discorre sobre sua teoria da semiótica crítica, forjada na batalha epistemológica e ideológica mais ampla contra a dominação simbólica que trava dentro e fora da academia. Integrante de diversas associações internacionais, como a Rede de Intelectuais e Artistas Independentes em Defesa da Humanidade, fundada por Fidel Castro, Buen Abad entende que o problema da desinformação está relacionado à perpetuação da dominação de classe, cujo enfrentamento requer a democratização substantiva da comunicação. Mantivemos as respostas de Buen Abad Dominguez em seu idioma original para preservar a força e a potência de sua verve.
Downloads
Referências
DOMÍNGUEZ, Fernando Buen Abad. Filosofía de la Comunicación. Caracas, Venezuela: Ministerio de Comunicación e Información, 2006.
DOMÍNGUEZ, Fernando Buen Abad. Filosofía de la Imagen. Caracas, Venezuela: Comisión Nacional de Telecomunicaciones, 2010.
DOMÍNGUEZ, Fernando Buen Abad. Filosofía Política de la Responsabilidad Socialista. Caracas, Venezuela. Comisión Nacional de Telecomunicaciones, 2010.
DOMÍNGUEZ, Fernando Buen Abad. Filosofía del Humor y de la Risa. Caracas, Venezuela. Comisión Nacional de Telecomunicaciones, 2010.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).