Iniciativas Coletivas Pró-diversidade e o potencial de transformação nas identidades representadas pela publicidade brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v16i2.53390

Palavras-chave:

Publicidade e propaganda, campo publicitário, práticas de contestação, práticas de produção publicitária, identidade

Resumo

Em articulação com as forças econômicas, políticas e culturais, a publicidade pode reforçar e transformar a identidade brasileira por meio de representações midiáticas e do diálogo com atores do mundo social. O artigo tem objetivo de discutir o potencial de Iniciativas Coletivas Pró-Diversidade em estimular transformações nos modos como o sistema complexo formado pelo campo publicitário brasileiro se articula com requisições de grupos sociais minoritários pelo aumento da valorização e visibilidade das suas identidades. A partir de análise documental e discussão teórica sobre as Iniciativas, a pesquisa discute caminhos para mudanças do campo publicitário como um sistema complexo e identifica a crítica do público e a atuação dos produtores publicitários como potenciais agentes de transformação da publicidade.

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Biografia do Autor

  • Cristiane Mafacioli Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGCOM/PUCRS). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004). 

  • Enéias Brum, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Professor da Escola de Comunicação, Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (FAMECOS/PUCRS), doutorando em Comunicação Social na PUCRS. Mestre em Comunicação pela UFRGS (2021). 

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Publicado

2022-05-27

Como Citar

Iniciativas Coletivas Pró-diversidade e o potencial de transformação nas identidades representadas pela publicidade brasileira. (2022). Mídia E Cotidiano, 16(2), 87-107. https://doi.org/10.22409/rmc.v16i2.53390