O limiar da piscina: uma análise do filme "Que horas ela volta?" em diálogo com o imaginário sobre a desigualdade social brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v16i3.53398Palavras-chave:
Que horas ela volta?, Desigualdade social, Imagem dialéticaResumo
Neste trabalho realizamos uma análise do filme Que horas ela volta? (MUYLAERT, 2015) com ênfase na figura da piscina e em sua simbologia na narrativa da obra, por meio do referencial teórico de autores vinculados ao estudo da imagem e da arte. Tomamos como ponto de partida a compreensão do cinema como um registro documental de seu tempo, que nos permite refletir sobre o mundo que retrata em uma perspectiva histórica. A partir desse paradigma inicial conduzido pela teoria de Kracauer (1960) e por reflexões pregressas de Schopenhauer (2014), traçamos paralelos entre a figura da piscina presente no filme e o conceito de imagem dialética — derivado da leitura de Didi-Huberman (1998) — diante da trama de relações entre as personagens e o seu contexto político e social no imaginário brasileiro.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: L&PM Editores, 2018
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
BRUM, Eliane. A boa sinhazinha e a boa escrava – nunca mais. In: MUYLAERT, Anna. Que horas ela volta? São Paulo: Klaxon, 2019. p. 1-6.
CASA, Grande. Direção de Fellipe Gamarano Barbosa. Brasil: Migdal Filmes, 2014 (115 min.).
DAMATTA, Roberto. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 1985.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.
ELIAS, Juliana. Desigualdade no Brasil cresceu (de novo) em 2020 e foi a pior em duas décadas. CNN Brasil, 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/desigualdade-no-brasil-cresceu-de-novo-em-2020-e-foi-a-pior-em-duas-decadas/. Acesso em: 17 de agosto.
FREITAS GUTFREIND, Cristiane. Kracauer e os fantasmas da história: reflexões sobre o cinema brasileiro. Comunicação Mídia e Consumo, v. 6, n. 15, p. 129-144, 2009.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. São Paulo: Global, 2003.
IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2020. IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.
KRACAUER, Siegfried. From Caligari to Hitler: a psychological history of the german film. Princeton: Princeton University Press, 2004.
KRACAUER, Siegfried. Theory of Film: the redemption of physical reality. Nova Iorque: Oxford University Press, 1960.
MAFFESOLI, Michel. O elogio da razão sensível. Petrópolis: Editora vozes, 1998.
MAFFESOLI, Michel. Michel Maffesoli: o imaginário é uma realidade. Revista FAMECOS, v. 8, n. 15, p. 74-82, 10 abr. 2008.
MUYLAERT, Anna. Que horas ela volta? São Paulo: Klaxon, 2019.
QUE horas ela volta? Direção de Anna Muylaert. Globo Filmes, 2015. (114 min.).
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e representação: tomo II, Complementos, Livro III-IV, v. 2. Curitiba: Editora UFPR, 2014.
SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).