A roleta interseccional na análise da publicidade: alguns resultados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v16i3.54573

Palavras-chave:

Publicidade, Consumo, Interseccionalidade, Publicidade contraintuitiva, Representação

Resumo

Crenshaw (2002) reconhece o lugar da propaganda na manutenção de estereótipos que marginalizam mulheres atravessadas por avenidas identitárias diversas. Assim, recorremos à aplicação do método de Carrera (2021), a roleta interseccional, para analisar anúncios de mídia impressa. Escolhemos, neste trabalho, os anúncios veiculados na revista Veja em 2019 pela operadora de telefonia Vivo, verificando as representações sobre a negritude nessas peças, sob a perspectiva interseccional e da publicidade contraintuitiva (LEITE, 2014). Os resultados apontam uma predominância de intersecções de raça, gênero e classe, sinalizando esforços para construções mais diversas e, portanto, contraintuitivas, ainda que sujeitas a críticas.

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Biografia do Autor

Pablo Moreno Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP - Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. 

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Publicado

2022-09-21

Como Citar

Moreno Fernandes, P. (2022). A roleta interseccional na análise da publicidade: alguns resultados. Mídia E Cotidiano, 16(3), 49-71. https://doi.org/10.22409/rmc.v16i3.54573

Edição

Seção

Artigos Seção Temática