Construindo poder narrativo para justiça social: entrevista com Shanelle Matthews

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v16i3.55518

Palavras-chave:

Narrativa, Mídia, Justiça Social, Racismo, Movimentos Sociais

Resumo

Falar sobre transformar narrativas se tornou quase um lugar comum no campo da comunicação por direitos. Mas o que isso quer dizer e como pode estar realmente a serviço da justiça social? Para Shanelle Mathews, é imprescindível que movimentos sociais produzam “poder narrativo”, de modo que possam “expandir a percepção coletiva do que é  social, econômica e politicamente possível”. A entrevistada é ativista, comunicadora e professora, e se dedica a colaborar com ativistas, organizações e campanhas de justiça social para inspirar ações e construir poder narrativo. É diretora de Comunicação do Movimento por Vidas Negras (Movement for Black Lives - M4BL), fundadora da Radical Communicators Network (Rede de Comunicadores Radicais - RadComms) e professora da The New School, universidade em Nova Iorque. Suas ideias dão pistas para o enfrentamento dos desafios comunicacionais dos movimentos sociais progressistas, rumo à construção de “uma narrativa robusta que sirva de sustentação para um futuro mais libertador".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Cotta, Universidade Federal Fluminense

Doutorando e Mestre  em  Mídia  e  Cotidiano  pela  Universidade  Federal  Fluminense  (UFF/Brasil); membro  do Grupo de Pesquisa “MULTIS - Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia”. Integra a pesquisa “Juventude  e  suicídio:  percursos  midiáticos  e  suas interfaces com a Educação”,  contemplado  com Edital   FAPERJ   de   apoio   a   grupos   emergentes  de   pesquisa   no   estado   do   RJ –2019.  

Renata Saavedra, Pesquisadora independente

 Jornalista e pesquisadora, Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), Mestra em História (UNIRIO). Graduada em História (UNIRIO) e em Comunicação Social - Jornalismo (ECO/UFRJ). Pós-graduada em Sociologia Urbana (UERJ) e em Gênero e Sexualidade (CLAM/IMS/UERJ). Colabora com organizações que atuam com filantropia para a justiça social e fortalecimento da sociedade civil e da democracia. Email: refsaavedra@gmail.com 

Valeria Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (PIPGLA/UFRJ). 

Referências

KIM, Jee; HYNES, Liz; SHIRAZI, Nima. Foreword. In: Toward New Gravity: Charting a Course for the Narrative Initiative. 2017. Disponível em https://narrativeinitiative.org/wp-content/uploads/2019/08/TowardNewGravity-June2017.pdf Acesso em: 06 ago. 2022.

PLUMMER, Ken. Narrative power: The struggle for human value. Polity Press, 2019.

Publicado

2022-09-21

Como Citar

Cotta, D., Saavedra, R., & Lima, V. (2022). Construindo poder narrativo para justiça social: entrevista com Shanelle Matthews. Mídia E Cotidiano, 16(3), 304-315. https://doi.org/10.22409/rmc.v16i3.55518