Construindo poder narrativo para justiça social: entrevista com Shanelle Matthews
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v16i3.55518Palavras-chave:
Narrativa, Mídia, Justiça Social, Racismo, Movimentos SociaisResumo
Falar sobre transformar narrativas se tornou quase um lugar comum no campo da comunicação por direitos. Mas o que isso quer dizer e como pode estar realmente a serviço da justiça social? Para Shanelle Mathews, é imprescindível que movimentos sociais produzam “poder narrativo”, de modo que possam “expandir a percepção coletiva do que é social, econômica e politicamente possível”. A entrevistada é ativista, comunicadora e professora, e se dedica a colaborar com ativistas, organizações e campanhas de justiça social para inspirar ações e construir poder narrativo. É diretora de Comunicação do Movimento por Vidas Negras (Movement for Black Lives - M4BL), fundadora da Radical Communicators Network (Rede de Comunicadores Radicais - RadComms) e professora da The New School, universidade em Nova Iorque. Suas ideias dão pistas para o enfrentamento dos desafios comunicacionais dos movimentos sociais progressistas, rumo à construção de “uma narrativa robusta que sirva de sustentação para um futuro mais libertador".
Downloads
Referências
KIM, Jee; HYNES, Liz; SHIRAZI, Nima. Foreword. In: Toward New Gravity: Charting a Course for the Narrative Initiative. 2017. Disponível em https://narrativeinitiative.org/wp-content/uploads/2019/08/TowardNewGravity-June2017.pdf Acesso em: 06 ago. 2022.
PLUMMER, Ken. Narrative power: The struggle for human value. Polity Press, 2019.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).