Hashtags em curadorias transmídia para festivais de cinema e a experiência do MixBrasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v17i1.55833

Palavras-chave:

festivais de cinema, convergência de mídias, transmídia, plataformização, hashtag

Resumo

A partir das mudanças de comportamento de espectadores de filmes e festivais de cinema relacionados à pandemia, informações sobre conteúdos dos eventos passaram a ser fornecidos quase exclusivamente de forma digital. O uso de hashtags tem como objetivo facilitar a navegação e aumentar engajamento de espectadores de festivais de cinema em plataformas digitais. Para curadores de festivais oferece o desafio de pensar em novos eixos para programação incluindo diferentes mídias além do que tradicionalmente é chamado cinema, como séries e espetáculos teatrais que passaram a ser concebidos para exibição digital. O Festival MixBrasil iniciou processo de introdução de hashtags na informação de toda programação com objetivo de fazer através delas a convergência de diferentes linguagens e formatos.

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Biografia do Autor

João Carlos Massarolo, UFSCar

Doutor em Cinema pela USP, Professor associado da Universidade Federal de São Carlos e do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som. É diretor e roteirista de vários filmes e, atualmente, pesquisa a narrativa transmídia.

Andre Fischer, UFSCar

Mestrando no PPGIS UFSCar, criador e diretor do Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade desde 1993, diretor do Centro Cultural da Diversidade da Secretaria Municipal de Cultura. Sete livros publicados, curador e jurado em festivais de cinema no Brasil e no exterior. Palestrante e consultor sobre assuntos ligados à temática da Diversidade. Economia/UFRJ, Gestão Estratégica de Digital Analytics/FGV, Marketing Digital & Data Science/Fiap 

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Massarolo, J. C. ., & Fischer, A. (2022). Hashtags em curadorias transmídia para festivais de cinema e a experiência do MixBrasil. Mídia E Cotidiano, 17(1), 186-203. https://doi.org/10.22409/rmc.v17i1.55833