Hashtags em curadorias transmídia para festivais de cinema e a experiência do MixBrasil

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/rmc.v17i1.55833

Mots-clés:

festivais de cinema, convergência de mídias, transmídia, plataformização, hashtag

Résumé

A partir das mudanças de comportamento de espectadores de filmes e festivais de cinema relacionados à pandemia, informações sobre conteúdos dos eventos passaram a ser fornecidos quase exclusivamente de forma digital. O uso de hashtags tem como objetivo facilitar a navegação e aumentar engajamento de espectadores de festivais de cinema em plataformas digitais. Para curadores de festivais oferece o desafio de pensar em novos eixos para programação incluindo diferentes mídias além do que tradicionalmente é chamado cinema, como séries e espetáculos teatrais que passaram a ser concebidos para exibição digital. O Festival MixBrasil iniciou processo de introdução de hashtags na informação de toda programação com objetivo de fazer através delas a convergência de diferentes linguagens e formatos.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

João Carlos Massarolo, UFSCar

Doutor em Cinema pela USP, Professor associado da Universidade Federal de São Carlos e do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som. É diretor e roteirista de vários filmes e, atualmente, pesquisa a narrativa transmídia.

Andre Fischer, UFSCar

Mestrando no PPGIS UFSCar, criador e diretor do Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade desde 1993, diretor do Centro Cultural da Diversidade da Secretaria Municipal de Cultura. Sete livros publicados, curador e jurado em festivais de cinema no Brasil e no exterior. Palestrante e consultor sobre assuntos ligados à temática da Diversidade. Economia/UFRJ, Gestão Estratégica de Digital Analytics/FGV, Marketing Digital & Data Science/Fiap 

Références

ARAUJO, Christiane T. M. A função social e discursiva das #hashtags em seus diversos contextos de uso. Dissertação (Pós-Graduação em Revisão de Texto) - ICPD, UniCEUB , Brasília, 2017.

BEIGUELMAN, Giselle. Reinventar a memória é preciso. In: Beiguelman, Giselle (Org.) Futuros possíveis: arte, museus e arquivos digitais. São Paulo: Peirópolis, 2014.

CORREIA, Elizabeth Saad; BERTOCCHI, Daniela. O algoritmo curador - O papel do comunicador num cenário de curadoria algorítmica de informação. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS UFJF, n. 21, Juiz de Fora, 2012 p. 1-15.

D’ANDREA, Carlos. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: Edufba, 2020.

GARRETT, Adriano R. Agenciamento de visibilidades e apagamentos Entrevista com a curadora Amaranta Cesar. REBECA - Revista Brasileira de Estudos de cinema e Audiovisual, São Paulo, n. 21, v. 11, p. 278-293, 2022.

HAN, Grace. Are Hybrid Film Festivals Actually Accessible? Nova York: Hyperallergic,2021

Disponível https://hyperallergic.com/665786/are-hybrid-film-festivals-actually-accessible

Acesso em 30 set.2022.

IKEDA, Marcelo. Festivais de cinema e curadoria: uma abordagem contemporânea. São Paulo: REBECA - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, São Paulo n.21, v.11, p. 181-202, 2022.

Disponível em https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/790/509 Acesso em 30 set.2022.

LANDOW, George P. Hypertext 2.0 The Convergence of Contemporary Critical Theory and Technology. Baltimore: The John Hopkins University Press, 1996.

MAHFOUZ, Iman. The Linguistic Characteristics and Functions of Hashtags: #Is it a New Language? Arab World English Journal ,Richmond n.6, p. 84-101, jul.2020.

MASSAROLO, João Carlos et al. Plataformização dos festivais de cinema e audiovisual a experiência do MixBrasil São Paulo: REBECA - Revista Brasileira de Estudos de cinema e Audiovisual, n.21. v.11 p. 219-243, 2022.Disponível em https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/799

PAVEAU, Marie-Anne. Análise do Discurso Digital; Dicionário das Formas e das Práticas. Campinas: Pontes Editores, 2021.

SCOLARI, C. A. 2016. Transmedia Literacy: Informal Learning Strategies and Media Skills in the New Ecology of Communication. Revista Telos - Cuadernos de Comunicación e Innovación, (103): 1-9. Disponível em: https://goo.gl/1KtnZD . Acesso em: 1o ago.2022.

SCHAFFER, Yoram. Why every film festival needs an online strategy. Lisboa: Movies Everywhere, 2021 .

Disponível em https://movie-discovery.medium.com/why-every-film-festival-needs-an-online-strategy-cf97de193500 . Acesso em 30 set. 2022.

SENS, André Luiz; PALAZZO, Luiz António. As Hashtags como Expressão da Cultura Transmidiática. In: Jornada Internacional Geminis, n. 2, 2016, São Carlos p. 1-15

ZAPPAVIGNA, Michelle. Searchable talk: the linguistic functions of hashtags. Social Semiotics v. 25, n. 3, p. 274-291, jan. 2015. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/272642111_Searchable_talk_the_linguistic_functions_of_hashtags. Acesso em 30 set.2022.

##submission.downloads##

Publiée

2022-12-15