Hashtags em curadorias transmídia para festivais de cinema e a experiência do MixBrasil
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/rmc.v17i1.55833Mots-clés:
festivais de cinema, convergência de mídias, transmídia, plataformização, hashtagRésumé
A partir das mudanças de comportamento de espectadores de filmes e festivais de cinema relacionados à pandemia, informações sobre conteúdos dos eventos passaram a ser fornecidos quase exclusivamente de forma digital. O uso de hashtags tem como objetivo facilitar a navegação e aumentar engajamento de espectadores de festivais de cinema em plataformas digitais. Para curadores de festivais oferece o desafio de pensar em novos eixos para programação incluindo diferentes mídias além do que tradicionalmente é chamado cinema, como séries e espetáculos teatrais que passaram a ser concebidos para exibição digital. O Festival MixBrasil iniciou processo de introdução de hashtags na informação de toda programação com objetivo de fazer através delas a convergência de diferentes linguagens e formatos.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
ARAUJO, Christiane T. M. A função social e discursiva das #hashtags em seus diversos contextos de uso. Dissertação (Pós-Graduação em Revisão de Texto) - ICPD, UniCEUB , Brasília, 2017.
BEIGUELMAN, Giselle. Reinventar a memória é preciso. In: Beiguelman, Giselle (Org.) Futuros possíveis: arte, museus e arquivos digitais. São Paulo: Peirópolis, 2014.
CORREIA, Elizabeth Saad; BERTOCCHI, Daniela. O algoritmo curador - O papel do comunicador num cenário de curadoria algorítmica de informação. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS UFJF, n. 21, Juiz de Fora, 2012 p. 1-15.
D’ANDREA, Carlos. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: Edufba, 2020.
GARRETT, Adriano R. Agenciamento de visibilidades e apagamentos Entrevista com a curadora Amaranta Cesar. REBECA - Revista Brasileira de Estudos de cinema e Audiovisual, São Paulo, n. 21, v. 11, p. 278-293, 2022.
HAN, Grace. Are Hybrid Film Festivals Actually Accessible? Nova York: Hyperallergic,2021
Disponível https://hyperallergic.com/665786/are-hybrid-film-festivals-actually-accessible
Acesso em 30 set.2022.
IKEDA, Marcelo. Festivais de cinema e curadoria: uma abordagem contemporânea. São Paulo: REBECA - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, São Paulo n.21, v.11, p. 181-202, 2022.
Disponível em https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/790/509 Acesso em 30 set.2022.
LANDOW, George P. Hypertext 2.0 The Convergence of Contemporary Critical Theory and Technology. Baltimore: The John Hopkins University Press, 1996.
MAHFOUZ, Iman. The Linguistic Characteristics and Functions of Hashtags: #Is it a New Language? Arab World English Journal ,Richmond n.6, p. 84-101, jul.2020.
MASSAROLO, João Carlos et al. Plataformização dos festivais de cinema e audiovisual a experiência do MixBrasil São Paulo: REBECA - Revista Brasileira de Estudos de cinema e Audiovisual, n.21. v.11 p. 219-243, 2022.Disponível em https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/799
PAVEAU, Marie-Anne. Análise do Discurso Digital; Dicionário das Formas e das Práticas. Campinas: Pontes Editores, 2021.
SCOLARI, C. A. 2016. Transmedia Literacy: Informal Learning Strategies and Media Skills in the New Ecology of Communication. Revista Telos - Cuadernos de Comunicación e Innovación, (103): 1-9. Disponível em: https://goo.gl/1KtnZD . Acesso em: 1o ago.2022.
SCHAFFER, Yoram. Why every film festival needs an online strategy. Lisboa: Movies Everywhere, 2021 .
Disponível em https://movie-discovery.medium.com/why-every-film-festival-needs-an-online-strategy-cf97de193500 . Acesso em 30 set. 2022.
SENS, André Luiz; PALAZZO, Luiz António. As Hashtags como Expressão da Cultura Transmidiática. In: Jornada Internacional Geminis, n. 2, 2016, São Carlos p. 1-15
ZAPPAVIGNA, Michelle. Searchable talk: the linguistic functions of hashtags. Social Semiotics v. 25, n. 3, p. 274-291, jan. 2015. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/272642111_Searchable_talk_the_linguistic_functions_of_hashtags. Acesso em 30 set.2022.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).