O melodrama enquanto estratégia comunicacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v17i3.57419

Palavras-chave:

Melodrama, Estratégia narrativa, Comunicação, Audiovisual

Resumo

O artigo propõe uma discussão epistemológica sobre o tema de interesse para acionar teorias do campo da comunicação. Apresenta-se um breve levantamento bibliográfico sobre o melodrama e, em seguida, são abordadas as características melodramáticas que apontam comunicabilidades e incomunicabilidades, para destacar sua relação com a comunicação. Como resultado, entende-se o melodrama como integrante de um sistema circular de construção de sentidos que funciona através da interpretação, da interação e da reflexão. Por isso, sugere-se considerar a estratégia narrativa melodramática como uma estratégia comunicacional, ao invés de referir-se à noção do melodrama como um gênero fechado, para perceber sua linguagem como mediadora de diferentes obras audiovisuais e seus receptores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thátilla Sousa Santos, UFG

Doutoranda e Mestra em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista CAPES.

Lara Lima Satler, UFG

Doutora em Arte e Cultura Visual (PPGACV/ FAV / UFG). Tem pós-doutorado em Estudos Culturais, no Programa Avançado de Cultura Contemporânea, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista Produtividade PQ2 do CNPq.

Referências

BALTAR, Mariana. Realidade Lacrimosa: O melodramático no documentário brasileiro contemporâneo. Niterói: Eduff, 2019.

BRAGA, José Luiz. Nem rara, nem ausente – tentativa. MATRIZes, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 65-81, jul./dez. 2010.

BRAGA, José Luiz. Interação como contexto da Comunicação. MATRIZes, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 25-41, jul./dez. 2012.

BRAGA, José Luiz. Interagindo com Foucault – Os arranjos disposicionais e a comunicação. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 6, n. 12, jul./dez. 2018.

BRAGA, José Luiz. A prática da teoria na pesquisa em comunicação. Galáxia (São Paulo, online), n. 41, mai-ago., 2019, p. 48-61.

BRAGA, José Luiz. Teorias intermediárias: uma estratégia para o conhecimento comunicacional. MATRIZes, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 101-117, maio/ago. 2020.

BROOKS, Peter. The Melodramatic Imagination: Balzac, Henry James, Melodrama, and the Mode of Excess. Londres: Yale University Press, 1995.

ELSAESSER, Thomas. Tales of Sound and Fury: Observations on the Family Melodrama. In: LANDY, Marcia. Imitations of life: a reader on film and television melodrama. Detroit: Wayne State University Press, 1991, p. 68-91.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Jesús Martín-Barbero e os mapas essenciais para compreender a comunicação. Intexto, Porto Alegre, RS, n. 43, p. 14-23, set./dez. 2018.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Tradução de Ronald Polito e Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. De la experiencia al relato: cartografías culturales y comunicativas de Latinoamérica. Revista Anthropos, Barcelona, n. 219, p. 21-48, 2008.

SIGNATES, Luiz. Comunicação em reflexões metateóricas. In: SIGNATES, Luiz (org.). Epistemologia da comunicação: reflexões metateóricas sobre o especificamente comunicacional. Goiânia: Cegraf/UFG, 2021, p. 8-23.

SIGNATES, Luiz. Por uma metateoria das tensões comunicacionais: fundamentos para um objeto metateórico na ciência da comunicação. In: Anais do 31º Encontro anual da COMPÓS, 06 a 10 de junho de 2022, Imperatriz. Anais eletrônicos. Campinas, Galoá, 2022. Disponível em: https://proceedings.science/compos/compos-2022/papers/por-uma-metateoria-das-tensoes-comunicacionais--fundamentos-para-um-objeto-metateorico-na-ciencia-da-comunicacao Acesso em: 09 fev. 2023.

SINGER, Ben. Melodrama and Modernity: early sensational cinema and its contexts. New York: Columbia University Press, 2001.

STUMPF, Ida Regina C. Pesquisa bibliográfica. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005, p. 51-61.

THOMASSEAU, Jean-Marie. O melodrama. Tradução de Claudia Braga e Jacqueline Penjon. São Paulo: Perspectiva, 2012.

XAVIER, Ismail. O olhar e a cena: Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. São Paulo, Cosac e Naify, 2003.

Downloads

Publicado

2023-09-28

Como Citar

Sousa Santos, T., & Lima Satler, L. (2023). O melodrama enquanto estratégia comunicacional. Mídia E Cotidiano, 17(3), 164-184. https://doi.org/10.22409/rmc.v17i3.57419