Le mélodrame comme stratégie de communication

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22409/rmc.v17i3.57419

Mots-clés :

Melodrama, Estratégia narrativa, Comunicação, Audiovisual

Résumé

O artigo propõe uma discussão epistemológica sobre o tema de interesse para acionar teorias do campo da comunicação. Apresenta-se um breve levantamento bibliográfico sobre o melodrama e, em seguida, são abordadas as características melodramáticas que apontam comunicabilidades e incomunicabilidades, para destacar sua relação com a comunicação. Como resultado, entende-se o melodrama como integrante de um sistema circular de construção de sentidos que funciona através da interpretação, da interação e da reflexão. Por isso, sugere-se considerar a estratégia narrativa melodramática como uma estratégia comunicacional, ao invés de referir-se à noção do melodrama como um gênero fechado, para perceber sua linguagem como mediadora de diferentes obras audiovisuais e seus receptores.

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Bibliographies de l'auteur-e

Thátilla Sousa Santos, Universidade Federal de Goiás

Titulaire d'une bourse CAPES. Doctorant et Master en Communication par le Programme d'Études Supérieures en Communication à l'Université Fédérale de Goiás (UFG). Membre du NPTI - Centre de Recherche en Théorie des Images (FIC/UFG).

Lara Lima Satler, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Arte e Cultura Visual (PPGACV/ FAV / UFG). Tem pós-doutorado em Estudos Culturais, no Programa Avançado de Cultura Contemporânea, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista Produtividade PQ2 do CNPq.

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Publié-e

2023-09-28

Comment citer

Sousa Santos, T., & Lima Satler, L. (2023). Le mélodrame comme stratégie de communication. Mídia E Cotidiano, 17(3), 164-184. https://doi.org/10.22409/rmc.v17i3.57419