Clube de leitura audiovisual e suas promessas em um ambiente convergente: uma análise crítica do Netflix Book Club

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v17i3.57791

Palavras-chave:

clube de leitura, audiovisual, Netflix, midiatização, promessa

Resumo

Nossa sociedade está cada vez mais hiperconectada e, nesse sentido, atividades presenciais têm tomado forma na ambiência virtual, a exemplo dos clubes de leitura. Assim, os conceitos de midiatização da cultura e da sociedade (HJARVARD, 2014) e de bios midiático (SODRÉ, 2013) são fundamentais para o entendimento da virtualização social. Diante disso, este artigo apresenta uma análise do Netflix Book Club, um clube de leitura online focado em obras presentes no catálogo da plataforma de streaming e que são derivadas de livros. A partir da metodologia Análise Televisual Convergente (BECKER, 2019), verificou-se que o clube abandona certos protocolos imbricados nesse tipo de formação. Logo, apenas etiqueta-se como clube do livro ignorando, ainda, a promessa de continuidade do projeto.

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Biografia do Autor

Cláudia Thomé, UFJF

Professora associada da Facom/UFJF e docente permanente do PPGCOM/UFJF. Pós-doutora pelo PPGCOM/UFRJ. Líder do grupo de pesquisa "Narrativas Midiáticas e Dialogias" (CNPq/UFJF).

Christina Ferraz Musse, UFJF

Professora titular da Facom/UFJF e docente permanente do PPGCOM/UFJF. Pós-doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Líder do grupo de pesquisa "Comunicação, Cidade e Memória" (CNPq/UFJF).

Vanessa Coutinho Martins, UFJF

Doutoranda em Comunicação pelo PPGCOM/UFJF, mestre em Comunicação pela mesma instituição. Bolsista CAPES. Membro do grupo de pesquisa "Narrativas midiáticas e dialogias" (CNPq/UFJF).

Susana Azevedo Reis, PPGCOM/UFJF

Doutoranda em Comunicação pelo PPGCOM/UFJF, mestre em Comunicação pela mesma instituição. Bolsista CAPES. Membro do grupo de pesquisa "Comunicação, Cidade e Memória" (CNPq/UFJF).

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Publicado

2023-09-28

Como Citar

Thomé, C., Ferraz Musse, C., Coutinho Martins, V., & Azevedo Reis, S. (2023). Clube de leitura audiovisual e suas promessas em um ambiente convergente: uma análise crítica do Netflix Book Club. Mídia E Cotidiano, 17(3), 185-211. https://doi.org/10.22409/rmc.v17i3.57791