Clube de leitura audiovisual e suas promessas em um ambiente convergente: uma análise crítica do Netflix Book Club
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v17i3.57791Palavras-chave:
clube de leitura, audiovisual, Netflix, midiatização, promessaResumo
Nossa sociedade está cada vez mais hiperconectada e, nesse sentido, atividades presenciais têm tomado forma na ambiência virtual, a exemplo dos clubes de leitura. Assim, os conceitos de midiatização da cultura e da sociedade (HJARVARD, 2014) e de bios midiático (SODRÉ, 2013) são fundamentais para o entendimento da virtualização social. Diante disso, este artigo apresenta uma análise do Netflix Book Club, um clube de leitura online focado em obras presentes no catálogo da plataforma de streaming e que são derivadas de livros. A partir da metodologia Análise Televisual Convergente (BECKER, 2019), verificou-se que o clube abandona certos protocolos imbricados nesse tipo de formação. Logo, apenas etiqueta-se como clube do livro ignorando, ainda, a promessa de continuidade do projeto.
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