O consumo simbólico da desinformação ancorada na credibilidade jornalística: análise de elementos de legitimação do discurso nas Eleições de 2022

Autores

  • Eliza Bachega Casadei Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Liliane de Lucena Ito Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v18i1.58480

Palavras-chave:

Comunicação, Consumo Simbólico, Credibilidade, Eleições 2022, Desinformação

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar as estratégias discursivas que remetem ao atributo da credibilidade em peças de desinformação que circularam nas Eleições brasileiras de 2022. Utilizaremos os pressupostos metodológicos do estudo de caso e da análise crítica do discurso e, como corpus, foram escolhidas peças de desinformação que focam nas alegações de fraude nas urnas eletrônicas veiculadas no Twitter (hoje X) e no Telegram (com circulação em outros ambientes digitais e em rede) e em empresas (supostamente) jornalísticas como, por exemplo, a Jovem Pan, durante o primeiro e o segundo turno das eleições presidenciais. Observou-se a utilização de seis diferentes estratégias discursivas – algumas delas também utilizadas no jornalismo – nas quais o objetivo é conferir credibilidade a conteúdos enganosos e fabricados.

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Biografia do Autor

Eliza Bachega Casadei, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Professora titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM.

Liliane de Lucena Ito, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Comunicação pela FAAC-Unesp. Pós-doutoranda em Comunicação e Consumo pela ESPM. Professora assistente na Unesp, curso de Jornalismo e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação.

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Publicado

2024-01-08

Como Citar

Bachega Casadei, E., & de Lucena Ito, L. (2024). O consumo simbólico da desinformação ancorada na credibilidade jornalística: análise de elementos de legitimação do discurso nas Eleições de 2022. Mídia E Cotidiano, 18(1), 169-195. https://doi.org/10.22409/rmc.v18i1.58480