Ocupar as narrativas com palavras de ordem: textualidades das notas de deflagração das ocupações universitárias de 2016 no Ceará
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v18i2.59807Palavras-chave:
Ocupação universitária, Ceará, nota pública, textualidade, narrativaResumo
Com a onda de ocupações universitárias ocorridas em 2016, ao serem deflagradas em instituições cearenses, foram lançadas notas públicas realizadas por estudantes ocupantes. Nestes textos, tomados como narrativas sobre si orientadas à comunicação pública, são articuladas perspectivas sobre as pautas defendidas e sobre as ações executadas. Considerando as textualidades que fundamentam cada nota de estopim de ocupações em 26 unidades acadêmicas de 5 instituições no Ceará, realizamos um exercício teórico-metodológico com redes textuais a fim de evidenciarmos as proposições narrativas; e, com elas, discutirmos tanto os usos desta forma textual para relações públicas, quanto os deslocamentos construídos a partir do contexto e da incidência política para tomada de posição sobre o acontecimento.
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