Ocupar as narrativas com palavras de ordem: textualidades das notas de deflagração das ocupações universitárias de 2016 no Ceará

Autores

  • Daniel Macêdo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Márcia Vidal Nunes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v18i2.59807

Palavras-chave:

Ocupação universitária, Ceará, nota pública, textualidade, narrativa

Resumo

Com a onda de ocupações universitárias ocorridas em 2016, ao serem deflagradas em instituições cearenses, foram lançadas notas públicas realizadas por estudantes ocupantes. Nestes textos, tomados como narrativas sobre si orientadas à comunicação pública, são articuladas perspectivas sobre as pautas defendidas e sobre as ações executadas. Considerando as textualidades que fundamentam cada nota de estopim de ocupações em 26 unidades acadêmicas de 5 instituições no Ceará, realizamos um exercício teórico-metodológico com redes textuais a fim de evidenciarmos as proposições narrativas; e, com elas, discutirmos tanto os usos desta forma textual para relações públicas, quanto os deslocamentos construídos a partir do contexto e da incidência política para tomada de posição sobre o acontecimento.

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Biografia do Autor

Daniel Macêdo , Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais, bolsista da CAPES e integrante do Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: narrativa e experiência 

Márcia Vidal Nunes, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1998). Atualmente é professora titular  do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, através do Programa Especial de Participação de Professores Aposentados da UFC.

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Publicado

2024-05-29

Como Citar

Macêdo , D., & Vidal Nunes, M. (2024). Ocupar as narrativas com palavras de ordem: textualidades das notas de deflagração das ocupações universitárias de 2016 no Ceará. Mídia E Cotidiano, 18(2), 301-324. https://doi.org/10.22409/rmc.v18i2.59807