O ato teórico no filme Entre nós talvez estejam multidões: conceito, proposição, programa, série
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v18i2.60010Palavras-chave:
Cinema, Imagem, Multidão, Política, Teoria de cineastasResumo
Este texto propõe uma análise do filme Entre nós talvez estejam multidões (2020), pela via da Teoria de Cineastas. Após apresentar premissas da abordagem, o artigo considera quatro estratégias de produção de pensamento no filme, quais sejam: a) a introdução do conceito de multidão no título e seu diálogo com as imagens; b) a enunciação de uma proposição no título; c) a existência de um programa que estrutura o filme (os Blocos Autônomos Estruturantes); d) a produção de uma série com o filme Videomemória (2020). Cada estratégia de produção de pensamento observada é definida em uma triangulação que envolve ditos dos cineastas, imagens e sons do filme, e conceitos advindos da teoria do cinema e da arte.
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