O ato teórico no filme Entre nós talvez estejam multidões: conceito, proposição, programa, série

Auteurs-es

  • Bruno Leites Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lennon Pereira Macedo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI :

https://doi.org/10.22409/rmc.v18i2.60010

Mots-clés :

Cinema, Imagem, Multidão, Política, Teoria de cineastas

Résumé

Este texto propõe uma análise do filme Entre nós talvez estejam multidões (2020), pela via da Teoria de Cineastas. Após apresentar premissas da abordagem, o artigo considera quatro estratégias de produção de pensamento no filme, quais sejam: a) a introdução do conceito de multidão no título e seu diálogo com as imagens; b) a enunciação de uma proposição no título; c) a existência de um programa que estrutura o filme (os Blocos Autônomos Estruturantes); d) a produção de uma série com o filme Videomemória (2020). Cada estratégia de produção de pensamento observada é definida em uma triangulação que envolve ditos dos cineastas, imagens e sons do filme, e conceitos advindos da teoria do cinema e da arte.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur-e

Bruno Leites, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor e Pesquisador do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Lennon Pereira Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando no Programa de Pós-Graduação de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Références

Aumont, Jacques. À quoi pensent les films. Paris: Nouvelles Éditions Séguier, 1996.

Aumont, Jacques. As teorias dos cineastas. Campinas, SP: Papirus, 2004.

Aumont, Jacques. Pode um filme ser um ato de teoria? Revista Educação e Realidade, v.33, n.1, p. 21-34, jan-jun. 2008. Disponível em:

<https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/6684/0>. Acesso em: 24 jan. 2020.

Barthes, Roland. Crítica e verdade. São Paulo: Perspectiva, 1999.

Bentes, Ivana. Mídia-multidão: estéticas da comunicação e biopolíticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2015.

Bemfica, Aiano. A Imagem Tática: reflexões sobre o papel das imagens na atuação do MLB. In: Pilar, Olívia; Guerra, Ana; Brito, Alessandra (orgs.). Comunicar, insurgir: engajamentos metodológicos na pesquisa em Comunicação. Belo Horizonte: Selo PPGCOM/UFMG, 2020. p. 295-310.

Bemfica, Aiano. Fazer imagem, fazer cidade: uma aproximação cartográfica da luta do MLB em Belo Horizonte junto, com e através das imagens. 2021. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.

Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados. Direção: Aiano Bemfica, Camila Bastos, Cristiano Araújo, Pedro Maia de Brito. Belo Horizonte: MLB/Miúdo Cinematográfico, 2018.

Conversas para um mundo em espera 31: Aiano Bemfica – cinema, arte e política: entre nós talvez estejam multidões. Entrevistado: Aiano Bemfica. Entrevistadora: Raquela R A Gandra. Dez. 2020. Disponível em: <https://open.spotify.com/episode/3E39Zl3Sb198IRaPdCzLq4?si=f243fb588f67431b>. Acesso em: 5 mar. 2023.

Deleuze, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2007.

Deleuze, Gilles. O que é o ato de criação?. DELEUZE: Gilles. Dois regimes de loucos: textos e entrevistas (1975-1995). São Paulo: Editora 34, 2016.

Deleuze, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2007b.

Deleuze, Gilles. GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

Derrida, Jacques. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 2017.

Dia de festa. Direção: Toni Venturi; Pablo Giorgieff. Produção: Olhar imaginário, 2006.

Entre nós talvez estejam multidões. Direção: Aiano Bemfica e Pedro Maia de Brito. Produção: Amarillo Produções Audiovisuais, 2020.

Era o hotel Cambridge. Direção: Eliane Caffé. São Paulo: Aurora Filmes, Fandango Sales, 2016.

Fabião, Eleonora. Programa performativo: o corpo-em-experiência. ILINX: Revista do LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, Campinas, n. 4, p. 1-11, dez. 2013. Disponível em: <https://orion.nics.unicamp.br/index.php/lume/article/view/276>. Acesso em: 05 mar. 23.

Graça, André Rui; Baggio, Eduardo Túlio; Penafria, Manuela. Teoria dos cineastas: uma abordagem para a teoria do cinema, Revista científica/FAP, Curitiba, v.12, p. 19-32, jan./jun. 2015.

Kimo, Paula. Modulações das imagens insurgentes: a variação do antecampo nos atos de disputa política. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

Quem luta, conquista! uma história dos 20 anos do MLB. Produção e Realização: Comissão Nacional de Comunicação do MLB, 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PEcNXAdw_2s>. Acesso em: 16 set 2023.

Iuva, Patrícia. A memória enquanto ato teórico dos making of documentários. Aniki, vol.7, n.º 2, p. 129-151, 2020. doi:10.14591/aniki.v7n2.640

Maia De Brito, Pedro. Cinema de curtos-circuitos: uma conversa com Pedro Maia de Brito. Entrevista cedida a Adriano Garrett/Cine Festivais. 22 out 2020. Disponível em: <https://cinefestivais.com.br/cinema-de-curtos-circuitos-uma-conversa-com-pedro-maia-de-brito/>. Acesso em: mar. 23.

Maiakovski, Vladimir. Conversa com o camarada Lênin. Trad. André Nogueira. Disponível em: <https://traducaoliteraria.wordpress.com/2018/05/18/15-poemas-de-vladimir-maiakovski/>. Acesso em: 5 mar. 23.

Metz, Christian. Linguagem e cinema. São Paulo: Perspectiva, 1980.

Mitchell, WJT. Picture theory: Essays on verbal and visual representation. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1994.

Mondzain, Marie-José. A imagem pode matar? Lisboa: Nova Vega, 2009.

Multidão. In: Michaelis: Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Ed. Melhoramentos. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/busca?id=5BMPy>. Acesso em: 24/02/2023.

Na missão, com Kadu. Direção: Aiano Bemfica; Kadu Freitas; Pedro Maia de Brito, 2016.

Negri, Antonio; Hardt, Michael. Multidão: Guerra e democracia na era do Império. Rio de Janeiro: Record, 2005.

Oliveira JR., Luiz Carlos de. Vertigo, a teoria artística de Alfred Hitchcock e seus desdobramentos no cinema moderno. Tese (Doutorado), ECA/USP, 2015.

Penafria, Manuela; Leites, Bruno; Baggio, Eduardo; Carvalho, Marcelo. Fazer a teoria do cinema a partir de cineastas – entrevista com Manuela Penafria. Entrevista concedida a Bruno Leites, Eduardo Baggio e Marcelo Carvalho. In: Intexto, n. 48, p. 6-21, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/97857/54881>. Acesso em: 20 maio 2020.

Rua Augusta, 1029. Direção: Mirrah Iañez da Silva. Produção: Mirrah Iañez da Silva; F.L.M., 2019.

Silva, Alexandre; Müller, Luiza; Lucas, Cássio; Araujo, André. Teorias em dispersão dos cineastas brasileiros sobre o audiovisual: arqueologia, semiótica e desconstrução. Intexto, nº 54, ago. 22. doi:10.19132/1807-8583202254.120608.

Silva, Alexandre; Nonino, Gabriel Pio; Macedo, Lennon Pereira. Uma leitura semiótica das multidões. Intexto, nº 37, p. 176-192, set./dez. 2016. doi: 10.19132/1807-8583201637.176-192.

Videomemória. Direção e produção: Aiano Bemfica; Pedro Maia de Brito, 2020.

Téléchargements

Publié-e

2024-05-29

Comment citer

Leites, B., & Pereira Macedo, L. (2024). O ato teórico no filme Entre nós talvez estejam multidões: conceito, proposição, programa, série. Mídia E Cotidiano, 18(2), 214-235. https://doi.org/10.22409/rmc.v18i2.60010