O projeto íntimo de Lola Akinmade e o conceito de comunicação de Muniz Sodré: cruzamentos possíveis

Autores

  • Ana Rita Vidica Universidade Federal de Goiás
  • Maurício Reis Araújo Universidade Federal de Goiás
  • Pollyanna de Oliveira Brito Melo Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v18i3.60065

Palavras-chave:

Fotografia, Comunicação, Vínculo

Resumo

Este texto tem como proposta um olhar para a obra fotográfica "The Intimacy Project" (2015), da fotógrafa nigeriana Lola Akinmade. Nessa obra, a fotógrafa produz retratos de cada pessoa e os dispõe em pares. Os retratos têm o mesmo enquadramento, embora haja mudança do posicionamento da câmera, que ocasiona uma mudança no olhar do(a) fotografado(a). Pretendeu-se pensar a obra a partir do conceito de comunicação de Muniz Sodré. Para isso, observam-se as fotografias do ponto de vista da imagem em si, do método de trabalho e da montagem visual com base nas discussões propostas, respectivamente, por Soulages, Duguet e Didi-Huberman. Conclui-se que os autores deste texto, afetados pela obra, agem olhando e percebem o vínculo comunicacional que perpassa a obra fotográfica colocada em diálogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rita Vidica, Universidade Federal de Goiás

Doutora em História (UFG) – Docente da Faculdade de Informação e Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (PPGCOM/UFG), ambos da Universidade Federal de Goiás – https://orcid.org/0000-0001-6253-4428.

Maurício Reis Araújo, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás – Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi - Aparecida de Goiânia - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – ORCID - https://orcid.org/0000-0003-0193-2523

Pollyanna de Oliveira Brito Melo, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás – Docente do Instituto Federal de Goiás – Campus Águas Lindas-GO – ORCID - https://orcid.org/0000-0002-0895-4488

Referências

AKINMADE, LOLA, Intimacy Project. In: https://www.lolaakinmade.com/latest-news/open-studio-calls-and-the-intimacy-project/, 2015, acesso em junho de 2023.

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Trad. Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC : Ed. Argos, 2009.

BARTHES, Roland. A Câmera Clara: notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BOSI, Alfredo. Fenomenologia do olhar. In.: NOVAES, Adauto (Org.). O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Trad. Antônio Carlos Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro : Forense-Universitária, 1987.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico e outros ensaios. Trad. Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1993.

DUGUET, Anne-Marie. Déjouer l’image: créations électroniques et numériques. Paris: Critiques d’art Éditions Jacqueline Chambon, 2002.

DUGUET, Anne-Marie. Dispositivos. In.: Transcinemas. Kátia Marciel (org.). Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2009.

FABRIS, Annateresa. Identidades Virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

FAVRET-SAADA, Jeanne. 2005. “Ser Afetado”. Cadernos de Campo, ano 14, n. 13. Trad. Paula Siqueira. São Paulo: USP. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50263. Acesso em: 28 ago. 2023.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

SAMAIN, Etienne (Org.). Como pensam as imagens. São Paulo: Editora da Unicamp, 2012.

SODRÉ, Muniz. Antropológica do Espelho: Uma Teoria da Comunicação Linear e em Rede. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 2002.

SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: Notas para o método comunicacional. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2014.

SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.

SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.

Downloads

Publicado

2024-09-26

Como Citar

Vidica, A. R., Reis Araújo, M., & de Oliveira Brito Melo, P. . (2024). O projeto íntimo de Lola Akinmade e o conceito de comunicação de Muniz Sodré: cruzamentos possíveis. Mídia E Cotidiano, 18(3), 229-246. https://doi.org/10.22409/rmc.v18i3.60065