O projeto íntimo de Lola Akinmade e o conceito de comunicação de Muniz Sodré: cruzamentos possíveis
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v18i3.60065Palavras-chave:
Fotografia, Comunicação, VínculoResumo
Este texto tem como proposta um olhar para a obra fotográfica "The Intimacy Project" (2015), da fotógrafa nigeriana Lola Akinmade. Nessa obra, a fotógrafa produz retratos de cada pessoa e os dispõe em pares. Os retratos têm o mesmo enquadramento, embora haja mudança do posicionamento da câmera, que ocasiona uma mudança no olhar do(a) fotografado(a). Pretendeu-se pensar a obra a partir do conceito de comunicação de Muniz Sodré. Para isso, observam-se as fotografias do ponto de vista da imagem em si, do método de trabalho e da montagem visual com base nas discussões propostas, respectivamente, por Soulages, Duguet e Didi-Huberman. Conclui-se que os autores deste texto, afetados pela obra, agem olhando e percebem o vínculo comunicacional que perpassa a obra fotográfica colocada em diálogo.
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