Caminhos teórico-metodológicos para pesquisar comportamento ético no processo decisório de profissionais de publicidade

Autores

  • Fábio Hansen Universidade Federal do Pará
  • Mariângela Machado Toaldo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janderle Rabaiolli Universidade Federal de Santa Maria
  • Lucas Vinicius Mayer Universidade Federal do Paraná
  • Lara Timm Cezar Universidade Federal do Paraná
  • Pedro Henrique Curcel Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v18i3.61241

Palavras-chave:

Publicidade, Ética, Metodologia, Comportamento ético, Processo decisório

Resumo

O artigo narra a experiência de criação de protocolo metodológico para investigar o comportamento ético no processo decisório de profissionais de publicidade. Propondo diversificar métodos de pesquisa relacionados à ética no campo publicitário, planejamos uma estratégia multimétodos estruturada em dois platôs: 1) conteúdo publicitário - anúncios veiculados nas regiões de abrangência da pesquisa somados a processos éticos julgados pelo Conar; 2) profissionais - observação de sujeitos envolvidos na atividade publicitária. O arranjo multimetodológico articula a Entrevista Narrativa com Portfólio e Júri Simulado. O teste de validação do protocolo acena à expansão de técnicas de observação de profissionais de publicidade.

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Biografia do Autor

Fábio Hansen, Universidade Federal do Pará

Docente na Faculdade de Comunicação da UFPA e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2997-4602.

Mariângela Machado Toaldo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7220-1475.

Janderle Rabaiolli, Universidade Federal de Santa Maria

Docente no Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0885-9189.

 

Lucas Vinicius Mayer, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-4288-3765.

Lara Timm Cezar, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8281-7054.

Pedro Henrique Curcel, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-0274-6233.

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Publicado

2024-09-26

Como Citar

Hansen, F., Machado Toaldo, M., Rabaiolli, J. ., Mayer, L. V. ., Timm Cezar, L. ., & Curcel, P. H. (2024). Caminhos teórico-metodológicos para pesquisar comportamento ético no processo decisório de profissionais de publicidade. Mídia E Cotidiano, 18(3), 267-290. https://doi.org/10.22409/rmc.v18i3.61241