Inteligência Artificial e Transparência no Jornalismo

Autores

  • João Canavilhas Universidade da Beira Interior
  • Bárbara Biolchi Universidade da Beira Interior

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v18i2.62654

Palavras-chave:

Jornalismo, Inteligência Artificial, Transparência, Credibilidade

Resumo

A crise que afeta o jornalismo desde o início do século levou ao despedimento de milhares de jornalistas em todo o mundo. Para solucionar a falta de recursos humanos, muitos jornais recorreram à inteligência artificial (IA), mas a introdução de sistemas não humanos e pouco escrutináveis levantou novas questões relacionadas com a transparência do processo jornalístico, afetando a já frágil credibilidade dos media. Não havendo legislação relacionada com o uso da IA no jornalismo, os meios de comunicação têm publicado recomendações que orientem os seus profissionais. Neste trabalho analisamos dois documentos pioneiros, um do Estadão (Brasil) e outro da BBC (Reino Unido), que mostram a forma como estes media procuram ganhar a confiança dos consumidores, explicando de que forma usam a IA nas redações.

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Biografia do Autor

João Canavilhas, Universidade da Beira Interior

Doutor em Comunicação, Cultura e Educação – Prof. Associado na Universidade da Beira Interior (Portugal).

Bárbara Biolchi, Universidade da Beira Interior

Graduada em Jornalismo - Mestranda em Jornalismo na Universidade da Beira Interior (Portugal).

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Publicado

2024-05-29

Como Citar

Canavilhas, J., & Biolchi, B. (2024). Inteligência Artificial e Transparência no Jornalismo. Mídia E Cotidiano, 18(2), 43-64. https://doi.org/10.22409/rmc.v18i2.62654