A cultura do podcast no meio radiofônico hipersegmentado e plataformizado

Autores

  • Leonardo Lopes do Couto Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v19i1.65941

Palavras-chave:

podcast, rádio, plataformização, mídia social, tecnologia

Resumo

Resenha do livro Cultura do podcast – reconfigurações do rádio expandido. A obra aborda as mudanças culturais e tecnológicas do podcasting, partindo do conceito de "circuito de cultura" para investigar os processos de produção, consumo e regulação desse meio. Marcelo Kischinhevsky traça um panorama histórico, contextualizando o podcasting como resultado do rádio expandido em um cenário de convergência midiática, hipersegmentação e plataformização. Ele examina a profissionalização do setor, o papel das grandes mídias e a diversidade de vozes representadas. O autor também explora questões como identidade cultural, novas práticas de consumo e desafios de financiamento e regulação. Com uma abordagem clara e didática, o livro se destaca como uma contribuição relevante para os estudos sobre rádio e comunicação, apresentando reflexões sobre os desafios e tendências do podcasting no contexto contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Lopes do Couto, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ (PPGCOM/UFRJ). ORCID: 0000-0001-7309-3939

Referências

BONINI, Tiziano. A “segunda era” do podcasting: reenquadrando o podcasting como um novo meio digital massivo. Tradução: Marcelo Kischinhevsky. Radiofonias — Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 11, n. 1, p. 13-32, jan./abr. 2020.

BOTTOMLEY, Andrew. Sound Streams: a cultural history of radio-internet convergence. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2020.

DU GAY, Paul; HALL, Stuart; JANES, Linda; MACKAY, Hugh; NEGUS, Keith. Doing Cultural Studies: the story of the Sony Walkman. London: Sage, 1997.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Cultura da Portabilidade - novos usos do rádio e sociabilidades em mídia sonora. Revista OberCom, Lisboa-PT, v. 3, n. 1, p. 223-238, ago 2009.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Da cultura da portabilidade à cultura do acesso – A reordenação do mercado de mídia sonora. Anais

do XIV Congresso Internacional Ibercom. São Paulo: USP, 2015.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Cultura do podcast: reconfigurações do rádio expandido. Rio de Janeiro: Mauad X, 2024.

LOPEZ, Debora Cristina; GAMBARO, Daniel; FREIRE, Marcelo. Binge Listening: dimensões do consumo de áudio em podcasting. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora, v. 14(3), p. 199-226, jan 2024.

LOPEZ, Débora Cristina. Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica. Covilhã: UBI/LabCom Books, 2010.

POELL, Thomas; NIEBORG, David; VAN DIJCK, José. “Plataformisation”. Internet Police Review, v.8, n.4, pp. 1-13, 2019.

Downloads

Publicado

2025-01-28

Como Citar

Lopes do Couto, L. (2025). A cultura do podcast no meio radiofônico hipersegmentado e plataformizado. Mídia E Cotidiano, 19(1), 208-216. https://doi.org/10.22409/rmc.v19i1.65941