Educação midiática: o comportamento de estudantes nas redes sociais e a propagação de informações falsas

Autores

  • Paulo Henrique Soares Almeida Universidade de Brasília
  • Ana Carolina Kalume Maranhão Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66810

Palavras-chave:

redes sociais, informações falsas, educação midiática

Resumo

Este artigo investiga o comportamento de estudantes do Ensino Médio do Distrito Federal nas redes sociais, com ênfase na disseminação de informações falsas. A pesquisa, conduzida entre novembro de 2023 e março de 2024, utilizou questionários estruturados aplicados a 180 alunos de escolas públicas e particulares. Os resultados revelam uma deficiência expressiva na educação midiática desses jovens, destacando a urgência de estratégias educacionais que promovam abordagens mais críticas e conscientes na análise e compartilhamento de conteúdos digitais.

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Biografia do Autor

  • Paulo Henrique Soares Almeida, Universidade de Brasília

    Jornalista, Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), com período sanduíche na Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Professor de Empreendedorismo e Gestão em Comunicação na Faculdade de Comunicação da UnB.

     

  • Ana Carolina Kalume Maranhão, Universidade de Brasília

    Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). É professora da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade de Brasília (PPG-Design). 

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Publicado

2025-06-11

Como Citar

Educação midiática: o comportamento de estudantes nas redes sociais e a propagação de informações falsas. (2025). Mídia E Cotidiano, 19(2), 263-280. https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66810