A produção de sentido no consumo de textos e sua historicidade
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v1i1.9670Resumo
O trabalho propõe uma abordagem da comunicação através de textos, e mais especificamente do processo de leitura, destacando alguns dos diversos elementos que nesse processo são determinantes. Em três seções são discutidos sucessiva e respectivamente o caráter histórico dos textos e da leitura, formas de teorização acerca do ato de ler e, finalmente, alguns dos determinantes acima mencionados.
Downloads
Referências
BARBIER, F. História do Livro. São Paulo: Paulistana, 2008.
CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP e Imprensa Oficial SP, 1999.
CHARTIER, R. Inscrever a apagar: cultura escrita e literatura, séculos XI-XVIII. São Paulo: Editora UNESP, 2007.
CHARTIER, R. (Org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
CHARTIER, R.; CAVALLO, G. (Orgs.). História da leitura no mundo ocidental, 1 e 2. São Paulo: Ática, 1998 e 1999, respectivamente.
GINZBURG, C. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
GOODY, J. e WATT, I. As consequências do letramento. São Paulo: Paulistana, 2006.
RIO, J. do. O Brasil lê. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 26/11/ZALI, A. (Dir.). L'Aventure des écritures. La Page. Paris: Bibliothèque nationale de France, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).