A produção de sentido no consumo de textos e sua historicidade
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v1i1.9670Résumé
O trabalho propõe uma abordagem da comunicação através de textos, e mais especificamente do processo de leitura, destacando alguns dos diversos elementos que nesse processo são determinantes. Em três seções são discutidos sucessiva e respectivamente o caráter histórico dos textos e da leitura, formas de teorização acerca do ato de ler e, finalmente, alguns dos determinantes acima mencionados.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
BARBIER, F. História do Livro. São Paulo: Paulistana, 2008.
CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP e Imprensa Oficial SP, 1999.
CHARTIER, R. Inscrever a apagar: cultura escrita e literatura, séculos XI-XVIII. São Paulo: Editora UNESP, 2007.
CHARTIER, R. (Org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
CHARTIER, R.; CAVALLO, G. (Orgs.). História da leitura no mundo ocidental, 1 e 2. São Paulo: Ática, 1998 e 1999, respectivamente.
GINZBURG, C. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
GOODY, J. e WATT, I. As consequências do letramento. São Paulo: Paulistana, 2006.
RIO, J. do. O Brasil lê. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 26/11/ZALI, A. (Dir.). L'Aventure des écritures. La Page. Paris: Bibliothèque nationale de France, 1999.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).