Ciberjornalismo e construção social do entretenimento

Autores

  • Carlysângela Silva Falcão Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da UFPE
  • Alfredo Vizeu Pereira Junior Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9693

Resumo

Este estudo pretende refletir sobre a influência que o ciberjornalismo tem na forma como o público percebe a realidade no cotidiano. Para isso, analisa-se a predominância de pautas com temáticas ou abordagens ‘divertidas’ (relativas ao entretenimento) nas páginas principais do portal pernambucano NE10 e a relação que tal fenômeno tem com a construção dialética de uma realidade associada à cultura do entretenimento. Para tanto, buscou-se desenvolver questões teóricas sobre a construção social e sua relação com o jornalismo e com a sociedade, entendendo esta como público e sujeito dos acontecimentos. Além dessa reflexão, procurou-se, por meio da análise de conteúdo das chamadas/manchetes, entender a presença significativa no portal de pautas com elementos lúdicos e o interesse do público por este tipo de material.

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Biografia do Autor

Carlysângela Silva Falcão, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da UFPE

Pesquisa valor-notícia, newsmaking e cultura do entretenimento aplicados ao ciberjornalismo, sob a orientação do Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação da PUC-RS Alfredo Vizeu Pereira Junior. Doutoranda e mestre em Comunicação pelo PPGCOM-UFPE. Graduou-se em Jornalismo pela UFPE, em 2010. Jornalista multimídia, atuou por dois anos como estagiária do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), exercendo atividades no JC Online (atual NE10), Jornal do Commercio, TV Jornal e Rádio Jornal/JC CBN.

Alfredo Vizeu Pereira Junior, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE

Possui mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Pòs-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação da PUC-RS, sob a orientação do prof. Drº Antônio Hohlfeldt, presidente da Intercom (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, ex-coordenador, chefe do Departamento de Comunicação e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da UFPE, sócio-fundador da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo, ex-coordenador do gt de estudos de jornalismo da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação e ex-integrante da Direção da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Ex-integrante do Conselho Científico da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPjor). Bolsista produtividade pesquisa CNPQ 2009-2012 . Pesquisador-participante projeto de pesquisa Investigando os fundamentos e as fronteiras disciplinares dos Estudos em Jornalismo, CNPQ/Universal 2011. Investigando os Fundamentos e as Fronteiras Disciplinares dos Estudos em Jornalismo, UFS/UFPE. Coordenação prof. Dr. Carlos Franciscato, UFS. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, notícia, telejornalismo, estudos do jornalismo e ética.

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Publicado

2013-12-17

Como Citar

Falcão, C. S., & Pereira Junior, A. V. (2013). Ciberjornalismo e construção social do entretenimento. Mídia E Cotidiano, 3(3), 376-391. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9693