Ciberjornalismo e construção social do entretenimento
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9693Resumo
Este estudo pretende refletir sobre a influência que o ciberjornalismo tem na forma como o público percebe a realidade no cotidiano. Para isso, analisa-se a predominância de pautas com temáticas ou abordagens ‘divertidas’ (relativas ao entretenimento) nas páginas principais do portal pernambucano NE10 e a relação que tal fenômeno tem com a construção dialética de uma realidade associada à cultura do entretenimento. Para tanto, buscou-se desenvolver questões teóricas sobre a construção social e sua relação com o jornalismo e com a sociedade, entendendo esta como público e sujeito dos acontecimentos. Além dessa reflexão, procurou-se, por meio da análise de conteúdo das chamadas/manchetes, entender a presença significativa no portal de pautas com elementos lúdicos e o interesse do público por este tipo de material.
Downloads
Referências
AGUIAR, Leonel Azevedo de. Entretenimento: valor-notícia fundamental. Revista Estudos em Jornalismo e Mídia, ano V, nº 1, 1º semestre de 2008.
ALMEIDA, Melissa Ribeiro de. Webjornalismo e a Cultura do Entretenimento. BOCC - Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, 2009. Disponível em: < http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-almeida-webjornalismo.pdf >. Acesso em: 13 de jul. de 2011.
ALSINA, Miguel Rodrigo. La construcción de la noticia. Barcelona: Paidós, 1989.
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 12.ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
DEJAVITE, Fabia Angélica. A Notícia light e o jornalismo de infotenimento. Trabalho apresentado no VI Encontro de Núcleo de Pesquisa – NP – Jornalismo. XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, promovido pela Intercom: Santos/SP, 29 de agosto a 2 de setembro de 2007.
______. INFOtenimento: informação + entretenimento no jornalismo. São Paulo: Paulinas/Sepac, 2006.
FALCÃO, Carlysângela Silva. Análise dos Critérios de Noticiabilidade na web. Um estudo do JC Online. Recife. 2010. Monografia (Graduação) – Curso de Comunicação Social/Jornalismo, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Orientador: prof. Dr. José Afonso da Silva Júnior.
GABLER, N. Vida, o filme: como o entretenimento conquistou a realidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
McCOMBS, M. E, SHAW, D. L. The evolution of agenda-setting: twenty five years in the markeplace ideas. Journal of Communication, v. 43, n. 2, p.58-67,1993. p.58-67.
PEREIRA JÚNIOR, Alfredo V. Telejornalismo: o conhecimento do cotidiano. Disponível em: http://migre.me/7zsyP. Acesso em: 10 de jan. de 2012.
RIFKIN, J. A era do acesso: a transição de mercados convencionais para networks e o nascimento de uma nova economia. São Paulo: Makron Books, 2001.
SCHUTZ, Alfred. El problema de la realidad social. 2. ed. 1.reimp. Buenos Aires: Amorrortu, 2003. p.7-32.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo, porque as notícias são como são. Vol. 1. 2ª ed. Florianópolis: Insular, 2005.
WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. 6. ed. Lisboa: Editorial Presença, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).